[FUG-BR] Veteranos concordam com postura de jovens profissionais de TI!

irado furioso com tudo irado em hotpop.com
Sexta Janeiro 18 10:12:15 BRST 2008

Em Thu, 17 Jan 2008 19:23:26 -0200
"Joao Rocha Braga Filho" <goffredo em gmail.com> escreveu:

> A terceirização, e a desvalorização dos funcionários como pessoa,
> [...] está criando gerações de mercenários. [...]trocar de trabalho 4
> vezes em um ano. [...] Cadê a fidelidade ao projeto, à
> empresa etc? E cadê a fidelidade da empresa quantoao funcionário?

fidelidade.. não é algo comum, hj em dia. Eu sou (estou?) terceirizado
há já uns 18 anos. Já foi pior, hj está menos pior, mas continuamos
sendo considerados (pelas empresas) apenas como mão de obra
descartável, pouco acima dos escravos - não muito acima, contudo.
Normalmente vc é contratado por "prazo indeterminado" embora a empresa
saiba, por exemplo, que não será mais do que 45 dias. No fim do projeto
(cujo término vc não sabia) alguém chega e diz, simplesmente: "não
precisa vir mais, o projeto foi cancelado pela empresa". Isso é feito
para que vc não fique agoniado sabendo do horizonte próximo (sua
expectativa é de que o "indeterminado" o seja, de fato); por isso a
troca de empregos tantas vezes. Como ser fiel, assim? eu não sou
ninguém no quadro da empresa, meu futuro (algum?) é limitado, tenho que
ser fiel apenas às minhas despesas e minha familia.. se houver
oportunidade e acontecer um chamado no quintal vizinho, é apenas um
"ciao, não venho mais amanhã". O projeto? bem.. sinto muito, "fo**se o
projeto", porque a empresa, quando me liquida, também deixa que eu me
fo**a completamente com meus compromissos. Chumbo trocado não doi.

> Um dos terceirizados pode, e de fato acontece, passar tecnologia e
> conhecimento para os concorrentes, especialmente depois de ser
> demitido e ser contratado pelo concorrente.

eu só não faço/faria tal coisa apenas por questão de principios; coisas
que me foram passadas quando ainda em formação, na infância. Mas meus
valores - pelo que observo - estão em desuso ou em descrédito. "Quem
pariu mateus que agora o amamente" :)

e esta prosa tá pra lá de off - risos..

--
saudações,