[FUG-BR] Veteranos concordam com postura de jovens profissionais de TI!

Paulo Henrique paulo.phenrbr em gmail.com
Domingo Janeiro 20 11:34:04 BRST 2008


Olá lista...

Não discordo de vocês, mais quase todos aqui tem um emprego
garantido com carteira assinada e mais um monte d e beneficios,
só que hoje tem muita gente que diz saber por que tem um
simples diploma de uma universidade qualquer, vai lá e faz cag**a,
por que simplesmente não teve tempo de reler o prototipo
do projeto em questão, normalmente se atiram em um projeto
quase sem se saber realmente a proposta do projeto e se principalmente
esta qualificado para desenvolver aquele projeto, Hoje há muita documentação
sobre quase tudo mais como já foi escrito na thread em questão
"Não de documenta os erros, e principalmente como eles ocorreram, fica tudo
restrito as pessoas que os fizeram", bom acontece que só se adquiri
experiência
fazendo e para se fazer é necessario ter um certo equilibrio na
estabilidade.
é complicado além de ter que manter um projeto de implementação ou até mesmo
de realocamento ou expansão tendo que contar que o amanhã pode ser o ultimo
dia que pertencerá há aquele projeto.

Acho que hoje seria melhor mesmo deixar o que faço e ir trabalhar numa
construção
civil com servente que pelo menos chegava em casa anoite e estava descansado
para
fazer tudo que eu queria e ainda saber que o proximo dia seria eu que
decidiria
não como é hoje mal tenho tempo para me aperfeiçoar, ha um cobrança
desnecessaria
e o pior recebo o mesmo que trabalhando de ajundante de pedreiro na
contrução civil.

O melhor é tudo voltar no tempo da pedra e começar tudo novamente mais
baseado
no socialismo, que pelo menos as pessoas fazem apenas o necessario e são
impedidas de
possuir mais do que o necessario para se viver.

Acabamos sendo como já dito "Maquinas" que geram "bons lucros" para nós mais
excelentes
para os egoistas e gananciosos que não tem a menor consciencia se é que se
lembra
do que é isso e despreza quase todos os valores que os pais tanto se
esforção para ensinar
aos seus filhos.

Concordo plenamente hoje com lealdade fo***se .... bem no tipo não deseje e
faça a mim o que
não quer de seja desejado ou feito a ti.

Só que esta cada vez mais complicado ter que aprender, atualizar e ainda se
preocupar no pão
de amanhã que pode não ter.

Acho que ta na hora das pessoas reverem seus conceitos, sociedade não são só
lares de familias
mendindo que esta tudo bem mais com um monte de contas atrazadas e a
dispença quase vazia
por que alguns membros dela acham que quanto mais ter é melhor.


Em 18/01/08, Joao Rocha Braga Filho <goffredo em gmail.com> escreveu:
>
> 2008/1/18 William David FUG-BR <fugbr em biosystems.ath.cx>:
> > http://rodrigosaraiva.com.br/perdas-causadas-pelo-outsourcing/
> >
> > as perdas causadas pelo "outsourcing" e terceirização na área de TI
> > 03.01.2008 - 10h45
> >
> > Certa vez li um artigo no Webinsider que falava a respeito do
> > "outsourcing", e sobre como esse modelo de negócio não é um bicho de
> > sete cabeças. Não vou citar o artigo nem o autor, porém, em resumo o
> > artigo trata dos benefícios para a empresa que contrata a
> > terceirização do serviço, e também sobre um novo perfil profissional,
> > que é dinâmico, apresenta melhores resultados e também é muito mais
> > eficiente.
>
> Não sou contra a terceirização, mas tem que ser feita com respeito,
> e de forma pontual, ou em serviços específicos e não fim da empresa.
> Tem empresas que 80% dos funcionários são terceirizados, mesmo os
> que deveriam ser contratados. Eles estão usando a terceirizaçào para
> contornar a contratação. Uma terceirização pode ser útil para um serviço
> epecial, ou contratar um temporário, como por exemplo, para dar um
> curso para os funcionários, para resolver um problema específico, mas
> o exagero é o que mais critico, tratando todos na empresa como simples
> máquinas de aluguel.
>
> >
> > O engraçado é que o artigo foi escrito por um diretor de uma
> > consultoria que presta serviços de "outsourcing" em parceria com um
> > publicitário.
>
> Tinha que ser uma fonte suspeita assim. :^)
>
>
> >
> > Lembro de ter feito um comentário sobre os malefícios do
> > "outsourcing", que foi apoiado também por um outro analista que
> > comentou o artigo logo em seguida.
> >
> > Mas quais são as perdas causadas pelo "outsourcing" e a terceirização
> > para a área de TI?
> >
> > Para os profissionais
> >
> > É necessário comentar que, em virtude da alta carga tributária para as
> > empresas contratarem profissionais com carteira assinada, os
> > profissionais de TI são os grandes prejudicados com isso. É uma área
> > importante para os negócios de qualquer empresa, onde existem
> > profissionais qualificados, e que ganham bem, portanto geram altos
> > custos para as empresas. Isso gerou o modelo profissional "PJ", muito
> > comum nos grandes centros urbanos.
>
> Sim. Eu sei de muitos casos assim. E a pessoa assim nunca se sentirá
> um membro da empresa.
>
> >
> > A maioria dos profissionais de TI ganha por hora, e trabalhando como
> > PJ, em empresas que terceirizam serviço, os profissionais acabam não
> > criando vínculos, nem identificação com as empresas que trabalham.
>
> Mais ainda a sensação de máquina alugada, para ambas as partes. E
> ver comentário anterior.
>
> >
> > O que acontece então quando recebem uma proposta de trabalho com um ou
> > dois reais a mais no valor/hora, e um pouco mais perto de casa? O
> > profissional não pensa duas vezes, troca de empresa. Os contratos com
> > as empresas de "outsourcing" são feitos para beneficiar a empresa em
> > caso de quebra de contrato (para mandar o cara embora), é também é
> > facilitado para o profissional sair. Em poucos dias é possível trocar
> > de emprego.
>
> Tem casos de receber a proposta uma semana, trabalhar até sexta na
> empresa atual, e na segunda já estar na nova.
>
> >
> > Ou seja, alta rotatividade no mercado. E o profissional não agrega
> > valor nem para sua experiência, nem para a empresa para a qual presta
> > serviço.
>
> Fora as descontinuidades de trabalho etc.
>
> >
> > O profissional nesse modelo de negócio também costuma trabalhar
> > demais, pois em virtude de prazos mal estimados e projetos mal
> > gerenciados (problema a ser comentado posteriormente neste texto),
> > acaba tendo que trabalhar mais horas por dia.
>
> Os próprios membros das equipes acabam não se conhecendo, o que
> complica a eficiência, os prazos, e o aproveitamento das capacidades
> etc, e no meio do projeto, quando estão se conhecendo e ajustando o
> projeto para as suas capacidades, alguém pode sair no meio (que pode
> ser até mesmo o coordenador dele).
>
> >
> > Folgas são negociadas. Férias? Só no tempo entre você sair de um
> > projeto até ser encaixado em outro.
> >
> > Para as empresas clientes
> >
> > Um dos principais problemas para as empresas é que o conhecimento do
> > seu próprio negócio, acaba ficando na mão de terceiros. Apesar dos
>
> Outra crítica séria para a terceuirização, e este conhecimento pode ser
> levado para o concorrente por uma simples proposta 10 ou 20 % melhor.
>
> > usuários participarem do processo de geração dos requisitos, a solução
> > é desenvolvida exclusivamente pela empresa de "outsourcing"
> > contratada. Ou seja, a inteligência da solução para sua empresa não
> > está mais na sua empresa. E como já foi citado, com a rotatividade de
> > profissionais entre as empresas de "outsourcing", o conhecimento
> > realmente se perde, até mesmo na empresa contratada. E não adianta
>
> Não só se perde, como ela se espalha para as outras partes do mercado,
> inclusive para os concorrentes. Então o conhecimento não fica retido.
>
> > falar em documentação, pois documentações nunca contemplam tudo que é
> > necessário. Conhecimento, processos, soluções são construídos por
> > pessoas, e não por documentos.
> >
>
> Nem sempre se documenta os caminhos errados que foram tomados no
> projeto, mas as pessoas sabem.
>
> > Os altos custos de um projeto de "outsourcing" também são um grande
> > problema. Trabalho em uma empresa que realiza os projetos de
> > desenvolvimento de sistemas com empresas terceirizadas. É
> > impressionante ver os valores absurdos cobrados por projetos
> > relativamente simples.
> >
> > Mas por quê os projetos terceirizados são tão caros?
> >
> > Existem algumas razões:
> >
> >     * As empresas de "outsourcing" inflam as equipes de projetos com
> > profissionais. Com mais profissionais trabalhando em um projeto, a
> > porcentagem de lucro é bem maior para a contratada. Sim, eles sempre
> > dizem que não, mas o valor ganho em cima de cada profissional é bem
> > "gordinho".
> >     * Os prazos de projeto são sempre maiores que o necessário, também
> > para maximizar o lucro pelo tempo de trabalho dos profissionais.
>
> Mas isto nem sempre refletem a realidade, por exemplo, os profissionais
> trabalham em vários projetos ao mesmo tempo.
>
> >
> > Mas espera um pouco, com equipes maiores, e com prazos maiores, por
> > quê sempre ocorrem atrasos nos projetos de "outsourcing". O que aliás
> > é um outro problema gerado para a empresa cliente. E quando eu digo
> > sempre, é sempre mesmo. Raríssimas empresas entregam seus projetos nos
> > prazos estipulados em cronograma.
>
> O que falei acima, e as trocas de de pessoal no meio do projeto podem
> causar atrasos.
>
> >
> > A explicação é simples, muitos profissionais não necessários em um
> > projeto acabam gerando problemas de gerenciamento de projeto. Como
> > todos tem que trabalhar, as atividades nos projetos acabam muito
> > segmentadas, e o gerenciamento dos recursos se perde. E é muito mais
> > difícil unir as peças separadas. Entram nesse caso problemas de
> > integração de módulos de aplicações, "gaps" em requisitos de sistema,
> > etc.
>
> Também.
>
> >
> > …
> >
> > As perdas são bem claras nas questões de agregar valor para o negócio
> > e custos para a empresa cliente e também para o profissional em termos
> > de experiência e estabilidade.
>
>
>
> João Rocha.
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