[FUG-BR] Veteranos concordam com postura de jovens profissionais de TI!

Sexta Janeiro 18 15:59:37 BRST 2008

2008/1/18 William David FUG-BR <fugbr at biosystems.ath.cx>:
> http://rodrigosaraiva.com.br/perdas-causadas-pelo-outsourcing/
>
> as perdas causadas pelo "outsourcing" e terceirização na área de TI
> 03.01.2008 - 10h45
>
> Certa vez li um artigo no Webinsider que falava a respeito do
> "outsourcing", e sobre como esse modelo de negócio não é um bicho de
> sete cabeças. Não vou citar o artigo nem o autor, porém, em resumo o
> artigo trata dos benefícios para a empresa que contrata a
> terceirização do serviço, e também sobre um novo perfil profissional,
> que é dinâmico, apresenta melhores resultados e também é muito mais
> [...]

Não sou contra a terceirização, mas tem que ser feita com respeito,
e de forma pontual, ou em serviços específicos e não fim da empresa.
Tem empresas que 80% dos funcionários são terceirizados, mesmo os
que deveriam ser contratados. Eles estão usando a terceirizaçào para
contornar a contratação. Uma terceirização pode ser útil para um serviço
epecial, ou contratar um temporário, como por exemplo, para dar um
curso para os funcionários, para resolver um problema específico, mas
o exagero é o que mais critico, tratando todos na empresa como simples
máquinas de aluguel.

> O engraçado é que o artigo foi escrito por um diretor de uma
> consultoria que presta serviços de "outsourcing" em parceria com um
> publicitário.

Tinha que ser uma fonte suspeita assim. :^)

> [...]
> comentou o artigo logo em seguida.
>
> Mas quais são as perdas causadas pelo "outsourcing" e a terceirização
> para a área de TI?
>
> Para os profissionais
>
> É necessário comentar que, em virtude da alta carga tributária para as
> empresas contratarem profissionais com carteira assinada, os
> profissionais de TI são os grandes prejudicados com isso. É uma área
> importante para os negócios de qualquer empresa, onde existem
> profissionais qualificados, e que ganham bem, portanto geram altos
> custos para as empresas. Isso gerou o modelo profissional "PJ", muito

Sim. Eu sei de muitos casos assim. E a pessoa assim nunca se sentirá
um membro da empresa.

> A maioria dos profissionais de TI ganha por hora, e trabalhando como
> PJ, em empresas que terceirizam serviço, os profissionais acabam não
> criando vínculos, nem identificação com as empresas que trabalham.

Mais ainda a sensação de máquina alugada, para ambas as partes. E
ver comentário anterior.

> O que acontece então quando recebem uma proposta de trabalho com um ou
> dois reais a mais no valor/hora, e um pouco mais perto de casa? O
> profissional não pensa duas vezes, troca de empresa. Os contratos com
> as empresas de "outsourcing" são feitos para beneficiar a empresa em
> caso de quebra de contrato (para mandar o cara embora), é também é
> facilitado para o profissional sair. Em poucos dias é possível trocar
> de emprego.

Tem casos de receber a proposta uma semana, trabalhar até sexta na
empresa atual, e na segunda já estar na nova.

> Ou seja, alta rotatividade no mercado. E o profissional não agrega
> valor nem para sua experiência, nem para a empresa para a qual presta
> serviço.

Fora as descontinuidades de trabalho etc.

> O profissional nesse modelo de negócio também costuma trabalhar
> demais, pois em virtude de prazos mal estimados e projetos mal
> gerenciados (problema a ser comentado posteriormente neste texto),
> acaba tendo que trabalhar mais horas por dia.

Os próprios membros das equipes acabam não se conhecendo, o que
complica a eficiência, os prazos, e o aproveitamento das capacidades
etc, e no meio do projeto, quando estão se conhecendo e ajustando o
projeto para as suas capacidades, alguém pode sair no meio (que pode
ser até mesmo o coordenador dele).

> Folgas são negociadas. Férias? Só no tempo entre você sair de um
> projeto até ser encaixado em outro.
>
> Para as empresas clientes
>
> Um dos principais problemas para as empresas é que o conhecimento do
> seu próprio negócio, acaba ficando na mão de terceiros. Apesar dos

Outra crítica séria para a terceuirização, e este conhecimento pode ser
levado para o concorrente por uma simples proposta 10 ou 20 % melhor.

> usuários participarem do processo de geração dos requisitos, a solução
> é desenvolvida exclusivamente pela empresa de "outsourcing"
> contratada. Ou seja, a inteligência da solução para sua empresa não
> está mais na sua empresa. E como já foi citado, com a rotatividade de
> profissionais entre as empresas de "outsourcing", o conhecimento
> realmente se perde, até mesmo na empresa contratada. E não adianta

Não só se perde, como ela se espalha para as outras partes do mercado,
inclusive para os concorrentes. Então o conhecimento não fica retido.

> falar em documentação, pois documentações nunca contemplam tudo que é
> necessário. Conhecimento, processos, soluções são construídos por
> pessoas, e não por documentos.

Nem sempre se documenta os caminhos errados que foram tomados no
projeto, mas as pessoas sabem.

> [...]
> relativamente simples.
>
> Mas por quê os projetos terceirizados são tão caros?
>
> Existem algumas razões:
>
>     * As empresas de "outsourcing" inflam as equipes de projetos com
> profissionais. Com mais profissionais trabalhando em um projeto, a
> porcentagem de lucro é bem maior para a contratada. Sim, eles sempre
> dizem que não, mas o valor ganho em cima de cada profissional é bem
> "gordinho".
>     * Os prazos de projeto são sempre maiores que o necessário, também
> para maximizar o lucro pelo tempo de trabalho dos profissionais.

Mas isto nem sempre refletem a realidade, por exemplo, os profissionais
trabalham em vários projetos ao mesmo tempo.

> Mas espera um pouco, com equipes maiores, e com prazos maiores, por
> quê sempre ocorrem atrasos nos projetos de "outsourcing". O que aliás
> é um outro problema gerado para a empresa cliente. E quando eu digo
> sempre, é sempre mesmo. Raríssimas empresas entregam seus projetos nos
> prazos estipulados em cronograma.

O que falei acima, e as trocas de de pessoal no meio do projeto podem
causar atrasos.

> A explicação é simples, muitos profissionais não necessários em um
> projeto acabam gerando problemas de gerenciamento de projeto. Como
> todos tem que trabalhar, as atividades nos projetos acabam muito
> segmentadas, e o gerenciamento dos recursos se perde. E é muito mais
> difícil unir as peças separadas. Entram nesse caso problemas de
> integração de módulos de aplicações, "gaps" em requisitos de sistema,
> etc.

Também.

> As perdas são bem claras nas questões de agregar valor para o negócio
> e custos para a empresa cliente e também para o profissional em termos
> de experiência e estabilidade.

João Rocha.