[FUG-BR] Teste de link

Marcio A. Sepp marcio em zyontecnologia.com.br
Terça Janeiro 22 17:15:08 BRST 2008

Boa tarde,

Postei a dúvida abaixo na lista do OpenBSD, porém não obtive solução e por
isso estou postando nesta lista.

Aproveito para agradecer ao Giancarlo Rubio pela ajuda postada em outras
ocasiões sobre este assunto.

--- Recorte do email ---

Tenho um roteador OpenBSD 4.1 com 4 links de acesso a internet conectados a
ele e 1 interface interna. O balanceamento do tráfego de saída é feito
através do pf + route-to com o round robin.
Com isso, consigo resolver meu problema de balanceamento de tráfego
perfeitamente (inclusive indico a solução para quem precisar).

Contudo, esbarro no problema de um ou mais links estarem inoperantes quando
envio o tráfego para ele. Por isso preciso encontrar uma forma de testar se
o link está operante ou não e encaminhar o tráfego para os links operantes
caso um deles caia. Pensei em utilizar um ping para verificar o status do
link. Vejam:
ping -I <ip_da_interface_1> -q -c 1 -w 1 <gateway_do_meu_link_1>
ping -I <ip_da_interface_2> -q -c 1 -w 1 <gateway_do_meu_link_2>

Teoricamente o script acima deveria enviar um pacote para o gateway do meu
link (segundo hop do tráfego de saída) através da interface a qual o link
está conectado.

Este ping poderia ser colocado no ifsated e teoricamente me daria o status
da interface.
Infelizmente, por algum motivo que eu desconheço, o ping acima não funciona
como o esperado. Fiz um teste rodando o ping abaixo:
ping -I <ip_da_interface_4>  <gateway_do_meu_link_4>

e desconectei o cabo de rede da interface_4 enquanto o ping estava rodando e
o mesmo continuou a enviar e receber pacotes sem apresentar perdas. Isso me
faz crer que o ping estava saindo por outra rota, que não envolvia a
interface_4. Então porque o parametro -I não funcionou corretamente?

Alguém conhece alguma forma de testar a disponibilidade de um link?

--
Att.
Márcio