[FUG-BR] Freebsd como roteador

Alex Moura alexsm em gmail.com
Terça Janeiro 22 20:17:08 BRST 2008

Em 2008/1/22, Thiago Gomes <thiagomespb em yahoo.com.br> escreveu:
> Pessoal,
>
> Gostaria de saber como eu posso configurar uma maquina
> com FreeBSD para ser um roteador sem a necessidade de
> ter um router como um cisco, qual seria o modelo da
> placa para ligar o modem na maquina e quais são as
> configurações necessarias. alguem tem algum exemplo
> ai.

Os requisitos são:

1) Ter ao menos duas interfaces de rede na máquina

2) Ter interfaces adequadas para as conexões que deseja montar (LAN / WAN)

3) Veja o hardware suportado pelo FreeBSD e escolha a mais adequada
para sua necessidade:
http://www.freebsd.org/releases/6.3R/hardware-i386.html

4) Ler o manual e configurar de acordo com a sua necessidade (tem exemplos):
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/network-routing.html

No histórico da lista há indícios de que os fabricantes Moxa e Sangoma
possuem placas compatíveis com FreeBSD.

Alex