[FUG-BR] [OT] PF: bloquear ORKUT sem bloquear GMAIL

Quinta Janeiro 24 11:33:23 BRST 2008

Cristiano,

Proxys tem aos montes pela internet... o dansguardian tem uma boa lista
desses casos (geralmente são http, é fácil bloquear)... mesmo assim todo dia
aparece novos... complicado.

Pedi para alguns amigos testarem a regra que fiz no firewall, e adivinha? me
ferrei novamente, devido a centralização de contas (gmail/orkut/) tudo passa
por um único IP... mesmo eu bloqueando TODOS aqueles mostrados no dig
www.orkut.com, os caras ainda conseguem acessar, vejam:

dig www.google.com
www.google.com.         601504  IN      CNAME   www.l.google.com.
www.l.google.com.       200     IN      A       209.85.193.103
www.l.google.com.       200     IN      A       209.85.193.99
www.l.google.com.       200     IN      A       209.85.193.147
www.l.google.com.       200     IN      A       209.85.193.104

dig  www.gmail.com
www.gmail.com.          26211   IN      CNAME   mail.google.com.
mail.google.com.        112557  IN      CNAME   googlemail.l.google.com.
googlemail.l.google.com. 283    IN      A       66.249.83.83
googlemail.l.google.com. 283    IN      A       66.249.83.19

dig www.orkut.com
www.orkut.com.          147     IN      CNAME   orkut.l.google.com.
orkut.l.google.com.     147     IN      A       209.85.193.85
orkut.l.google.com.     147     IN      A       209.85.193.86

Blz, bloqueei os dois mostrados no www.orkut.com... pedi para eles
acessarem, fiquei analisando no tcpdump:

[root em netserver:~] # tcpdump -n -i rl0 src host 192.168.0.200 and not dst
host 192.168.0.254

Olha só o que acontece, primeiro o dns joga para os ips listados no dig
www.orkut.com (193.85, 86)... não consegue... (vejo o bloqueio pelo pf)...
depois de algumas tentativas o dns joga para o ip 209.85.193.99, e as vezes
para o 209.85.193.104 (observe que esses ips são do dig www.google.com)...
ou seja, quando eu bloqueio os dois nem o site da google abre mais... rsrsrs
(imagina o gmail).

Cristiano, na minha rede aqui também tenho alguns setores onde nego tudo,
exceto alguns .gov, bancos, etc... blz.. mais a grande maioria usam muita
coisa da internet, por isso prefiro o dansguardian...

Vejam essa thread que entenderão meu dilema:
http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2007-02/msg00032.html

Abraço,

Welkson Renny