[FUG-BR] sistema de arquivos

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Domingo Janeiro 27 01:19:05 BRST 2008

2008/1/26 Celso Viana <celso.vianna em gmail.com>:

[...]
> Deve-se ter cautela com um HD que já ultrapassou o MTBF? Máquinas em
> produção com sistemas críticos podem ultrapassar esse limite?
[...]

Essa pergunta é difícil de responder. MTBF é um fator a considerar mas
devemos lembrar que ele é uma média, não um máximo. Vários fatores
influenciam na durabilidade dos discos. Tive um disco que morreu sem
dar aviso prévio com poucos meses de uso e outros que só aposentei
porque precisava de mais espaço de armazanamento.

No que diz respeito a ambientes "de produção", isto é, máquinas que
funcionam 24h por dia, quatro fatores influenciam:

1. A marca/modelo. Não dá para esperar de um disco fabricado para uso
doméstico, em desktop, a mesma resiliência de um disco para uso
profissional. É óbvio que o preço também será muito diferente.

2.Temperatura e qualidade da alimentação elétrica. São fatores mais
críticos do que o tempo de uso. Isso implica em investir em fontes de
alimentação de boa qualidade e mecanismos de ventilação e refrigeração
adequados. Lá vai mais dindim.

3. O tipo de uso. Se o disco tiver que trabalhar muito ele se
desgastará mais do que se tiver que ficar a maior parte do tempo
ocioso, ainda que fique ligado.

4. Tempo de operação. Por melhores que sejam as condições de uso e por
menos que tenha que trabalhar, um dia ele estragará. Não é uma questão
de "se", mas de "quando".

Olhando a página sobre discos rígidos na Wikipedia eu achei uma
referência par este artigo muito interessante:

     http://labs.google.com/papers/disk_failures.pdf

--
Carlos A. M. dos Santos