[FUG-BR] LTO-3 e Bacula

Marcelo de Souza Sant'Anna marcelo.santanna em gmail.com
Quinta Janeiro 31 22:00:27 BRST 2008

> Como eu poderia aumentar a transferencia e como posso habilitar a
> compactação via hardware ?

A própria IBM tem drivers específicos para as unidades de backup, apesar
de o unix/linux dar suporte.

Tive uma certa diferença no gerenciamento e desempenho quando
instalei-os.

De qualquer forma, o limite de transferência não está só baseado nas
ferramentas e hardware.
Os tipos de arquivos, a forma como são copiados, a quantidade e tamanho
deles, tudo isto também
interfere no desempenho.

Para ter uma idéia, a unidade LTO-3 antes era usada externamente
conectada na saída da placa RAID.

Eu não conseguia mais do que 40MB/s, mesmo otimizando ao máximo.

Decidimos conectá-la diretamente na planar do servidor e alcançamos
80MB/s.

O backup de 35GB que antes durava uma hora passou a durar doze minutos.

Com relação à compactação usando gzip, eu particularmente não aconselho.

Apesar de diminuir o tamanho do backup, você pode ter problemas na
restauração caso o arquivo fique
corrompido.

------
Marcelo de Souza Sant'Anna