[FUG-BR] Tuning do NFS

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Quinta Junho 5 15:56:39 BRT 2008

2008/6/5 Ari Arantes Filho <ari em dd.com.br>:
> Pessoal,
>
> O serviço de NFS sobe com os seguintes parâmetros por default:
>
> nfs_server_flags="-u -t -n 4"
>
> 4 máquinas FreeBSD com usarão o servidor de NFS como clientes. Peelo que vi,
> o default do mount servidor:/caminho/exportado /mnt/qualquercoisa, sempre
> usa o udp p/ se comunicar com o NFS e pela lógica o udp é mais rápido. Pode
> retirar o -t do nfs_server_flags?

Não se discute que udp é mais rápido que o tcp, neste caso pode tirar
a flag -t, desde que  seus clientes suportem nfs sobre udp. Voce pode
aumentar o tamanho de pacote no cliente usando flags no mount, não sei
se isso irá aumentar a velocidade de transferência mais não custa
tentar, lembrando tbm que vc pode usar nfsstats para ver a perfomance
do nfs.
mount -o nfsv3,intr,rdirplus,-r=32768,-w=32768

Isso não garante que vc terá um aumento de perfomance, mais alguns
itens como banda, cpu e disco  fazem sim a diferença (sao estes os
reais gargalos)

http://freebsd.peon.net/quickies/5/

 Será que terei ganho de perfomance com

Giancarlo Rubio