[FUG-BR] VPN com IPsec vs OpenV`N

Segunda Junho 16 16:45:14 BRT 2008

Não é bem assim.

Ipsec faz verificações fim a fim mais, digamos, "severas" que openvpn.

Portanto, se o meio do caminho estava alterando algum parâmetro de IP, com
certeza o ipsec desconecta, por segurança.

Openvpn "simplesmente" verifica se o certificado confere, fecha o túnel,
além de "abrir" implementações "fora do padrao" como bridge, repasse de
broadcast, uso de tcp ou udp e por aí vai.

Em termos simples é por isto que no seu caso o openvpn está OK e funciona
melhor em casos de provedores que fazem NAT's obscuros(ou bloqueios
obscuros) e o ipsec não.