[FUG-BR] VPN com IPsec vs OpenVPN

Segunda Junho 16 17:16:01 BRT 2008

Na lista tivemos um problema parecido. A operadora wireless adicionou um NAT
para clientes com IP válido para saída(!)...

IPSEC é bem sensível a mudanças, exatamente por garantir também o IP de
origem/destino, o que o openvpn não preocupa(você pode pelo openvpn só fazer
um redirect da porta que vai funcionar).