[FUG-BR] eeePC Linux vs FreeBSD

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Segunda Março 3 23:05:57 BRT 2008

Caros,

Quais de vocês tiveram a oportunidade de ver um eeePC, um desses
notezinhos novos da asus com celeronde 900mhz?

Bom, quem teve a oportunidade deve ter notado quão bizarro de rápido é
o boot do mesmo. Muitas pessoas na internet substituiram o linux que
vem default por um windows ou outro linux (busquem no youtube), e pelo
que vi, a velocidade de boot caiu drasticamente, mostrando que não se
trata apenas de ser HD flash, mas algo além disso, uma customização
fantástica do kernel.

Pois bem, eu estive olhando meu boot, e tentando de alguma forma
acelerar o mesmo, mas sem sucesso. Até pensei na possibilidade de
simplesmente pegar e criar um sysctl.conf que otimizasse isso, mas
descobri que o mesmo só é lido depois do rc.local até, então ficou
descartado.

Descobri que o motivo da lentidão é que toooooda a vez que eu dou
boot, o kernel teeeeeesta todos os itens novamente. Pois bem, se eu já
dei boot uma vez, gostaria de, de alguma forma, deixar a configuração
que ele detectou salva, para não ter que redetectar tudo na próxima
vez, afinal de contas, é meu note, e eu não fico trocando o hardware
dele a cada boot para precisar disso, e se fizesse algo assim, poderia
forçar a detecção. Mesmo reduzindo o kernel ao máximo, mesmo deixando
apenas os módulos/drivers da máquina, ainda assim ele fica
redescobrindo o que já sabia antes.

Pois bem, a questão agora, exposto tudo isso é: como fazer algo assim?
Como deixar meu FreeBSD mega rápido no boot? Como fazêlo "lembrar-se"
quem ele foi na última encarnação do boot para que ele não tivesse que
se descobrir completamente de novo nessa nova vida que o power on dá
para ele?

Alguma idéia? Buscar no Google por Faster BSD boot é decepcionante, só
vem uma dicazinha ridícula de reduzir o tempo do menu no
loader.conf... Fraquíssimo isso.

Um abc