[FUG-BR] RES: RES: RES: Projeto [off-topic].

Quarta Março 19 12:01:59 BRT 2008

Welkson, o ipfw faz sim, mas conforme os gráficos lá mostram, não é tão
imediato e eficaz quanto outras técnicas usam. Ou seja, na pior das
hipóteses, em um link congestionado, até você tirar o telefone do gancho,
discar o número, estabelecer a conexão, o outro atender, o ipfw vai demorar
alguns segundos para normalizar o congestionamento e você conseguir "falar
com clareza".

E outra, como é "peso", sempre vai ter gente usando os outros protocolos,
ele não vai "matar" seu download para garantir o trafego voip, não é
prioridade, é peso.

Sobre o altq, não sei lhe falar, nunca usei, mas para mim, em particular, é
mais fácil escrever as regras no ipfw do que o PF/altq. Mas não fiz um
estudo para saber qual é melhor, pode ser até uma idéia para a monografia do
outro assinante da lista.. hehehehe

Os gráficos usei o MRTG, mas para o instâneo usei o " Interface Traffic
Indicator"( http://www.snapfiles.com/get/itindicator.html) , um programinha
para Windows  que colhe dados de uma MIB específica sem precisar instalar
nada.