[FUG-BR] RES: RES: RES: Projeto [off-topic].

Quarta Março 19 13:02:09 BRT 2008

Renato, só entendendo mais um pouco...

Tudo bem, ele não vai DERRUBAR o download para dar prioridade ao voip... mas
irá diminuir a banda reservando uma banda maior para o voip, é mais ou menos
isso? (mesmo que demore alguns segundos já ajuda bastante)

Na época tentei várias soluções, não consegui... tudo bem que minha
estrutura não estava pronta para voip, meu link era somente um VELOX 1 MB
(problema de assimetria, up=1, dw=300kbps)... usado pelo MONTE de serviço
(http, vpn, ftp, etc)... sem falar que é quase certeza que a telemar
"dificulta" comunicação voip... e para piorar na época eu usava o provedor
broadvoice, que só suporta g711 (quase 80kbps)...

Recente eu coloquei mais um link de internet (300kbps - jetcom/embratel),
uso apenas para email e voip (route-to do pf)... e troquei o provedor voip,
agora uso o cordia (www.cordia.com.br) que suporta o g729 (uns 18kbps)... tá
funfando bem... limitei o envio de email (não é balanceado, ficou meio
bizarro, mas tá funfando)... o datacenter do voip é que no Brasil, não tem
tanta latência quanto esses internacionais... (e é bem mais barato e sem
contrato).

Vou ver se consigo um "tempinho" e vou tentar balancear com pipe o envio de
email e voip...

Abraço e muito obrigado pela atenção.

--
Welkson Renny de Medeiros