[FUG-BR] RES: RES: RES: RES: Projeto [off-topic].

Quarta Março 19 13:07:27 BRT 2008

Exato.

> Na época tentei várias soluções, não consegui... tudo bem que minha
> estrutura não estava pronta para voip, meu link era somente um VELOX 1
> MB
> (problema de assimetria, up=1, dw=300kbps)... usado pelo MONTE de
> serviço
> (http, vpn, ftp, etc)... sem falar que é quase certeza que a telemar
> "dificulta" comunicação voip... e para piorar na época eu usava o
> provedor
> broadvoice, que só suporta g711 (quase 80kbps)...

Lembre-se que mesmo fazendo com queue, ele parte da premissa que o link
realmente está com 300k. se o velox aquele dia está com problema e só lhe
fornece 200k, suas regras ficam prejudicadas. Imagine que você separou 100k
pro VOIP e o velox lhe fornece na data só 200k. para o queue, há ainda 100k
livre. Mas a realidade é que a banda já está saturada, mas ele não sabe
disto, diferente de um link frame-relay que neste caso iria enviar bits de
congestão ou algum mecanismo do tipo.

> Recente eu coloquei mais um link de internet (300kbps -
> jetcom/embratel),
> uso apenas para email e voip (route-to do pf)... e troquei o provedor
> voip,
> agora uso o cordia (www.cordia.com.br) que suporta o g729 (uns
> 18kbps)... tá
> funfando bem... limitei o envio de email (não é balanceado, ficou meio
> bizarro, mas tá funfando)... o datacenter do voip é que no Brasil, não
> tem
> tanta latência quanto esses internacionais... (e é bem mais barato e
> [...]

O estudo que fiz também não considera latência, como você mesmo citou. De
nada também adianta possuir banda livre na sua ponta se no meio do caminho a
latência vai pra 500k devido a troca de tráfego.. o exemplo que dei foi um
ponto a ponto simplificado para estudo de caso!

> Vou ver se consigo um "tempinho" e vou tentar balancear com pipe o
> envio de
> email e voip...

Beleza, qualquer duvida posta aqui na FUG!

> Abraço e muito obrigado pela atenção.

Abraços!