[FUG-BR] Asus EeePC? Alguém usa FreeBSD nele?

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Domingo Março 23 22:59:04 BRT 2008

Eu estou. Primeiro instalei em um HD USB externo a partir do meu outro
note, e depois dei boot com esse HD no eeePC. Aì, para colocar o bicho
rodando no hd interno é que foi chato, só por um detalhezinho que só
descobri por acidente depois de uns 2 dias tentando...

Na hora do Fdisk, marque como bootável e não precisa colocar o boot
manager, apenas standard (afinal, são apenas 4gb de hd), e depois vem
o truque mesmo, no disklabel... ;-)

O truque é selecionar o particionamento automático, e depois remover
todas as partições que não sejam ad2s1a (ou seja, /). Foi a única
forma que encontrei de forçar que o sistema pudesse ser colocado
totalmente no hd interno. Aí, depois que faz isso (nem instala, só
chama o sysinstall e vai no último item chamado "Index" e seleciona o
fdisk (dando W para gravar ao final - não apenas esc) e em seguida o
disklabel, com a seleção automática, assim, ele consegue criar o
ad2s1a. Antes desse pequeno acidente de percurso, ele sempre criava
ad2s1c ou d e não tinha santo que fizesse o boot manager ou o standard
MBR aceitarem essas duas partições para boot... Achei totalmente
bizarro isso, mas... vai saber.

Fiz uma instalação completa com o Free7, KDE3 (base, network,
network-kopete e pim, apenas), Firefox com tudo que é plugin (Adobe,
Flash, MPlayer, Java) e OO.org (este deu aquela pala que eu relatei
mais cedo, mas acabo de baixar uma versão pré-compilada que devo
testar amanhã).

O que não funciona: webcam (duh), rede ethernet, o gerenciador apm
funciona pela metade (vc só consegue ver o consumo da bateria nos
decimais, ou seja, 100%, 10%, 20%, etc, mas não consegue saber tempo
ou qq outra coisa relevante), hotkeys, exceto a de aumentar e diminuir
o brilho da tela, e a de ligar e desligar o wireless, e por aí vai.

O que funciona: todo o resto. USBs (ufa), leitor de cartões (mas só se
vc der o boot com o cartão, se vc colocar depois do boot, ele não
reconhece), Wireless, placa de video com resolução de 800x480,
touchpad, etc.

Coisas a fazer: overclock - ele tem um processador de 900, mas está
setado para 600 e pouco apenas (pesquisar por eeectl no google vai te
mostrar isso), colocar algo como o rutil para que a wireless fique
utilizável por qq zé ruela, e também arrumar um jeito do KDEPim e do
Kopete de rodarem rápido (infelizmente, carregar cada um demora uns 30
segundos). Webcam em BSD para mim é sonho até hoje... só funcionam
pequenos softwares independentes mas não tem como fazer funcionar num
skype da vida ou um kopete ou amsn... :-(

Um abc