[FUG-BR] Asus EeePC? Alguém usa FreeBSD nele?

Domingo Março 23 23:15:53 BRT 2008

2008/3/23 Pablo Sánchez <phackwer at gmail.com>:
> Eu estou. Primeiro instalei em um HD USB externo a partir do meu outro
>  note, e depois dei boot com esse HD no eeePC. Aì, para colocar o bicho
>  rodando no hd interno é que foi chato, só por um detalhezinho que só
>  descobri por acidente depois de uns 2 dias tentando...
>
>  Na hora do Fdisk, marque como bootável e não precisa colocar o boot
>  manager, apenas standard (afinal, são apenas 4gb de hd), e depois vem
>  o truque mesmo, no disklabel... ;-)

Eu diria que é para usar o disco inteiro, sem tabela de partição, e então
não seria instalado boot manager. É o que eu faço com servidores. Tentou
isto?

> [...]
>  network-kopete e pim, apenas), Firefox com tudo que é plugin (Adobe,
>  Flash, MPlayer, Java) e OO.org (este deu aquela pala que eu relatei
>  mais cedo, mas acabo de baixar uma versão pré-compilada que devo
>  testar amanhã).
>
>  O que não funciona: webcam (duh), rede ethernet, o gerenciador apm
>  funciona pela metade (vc só consegue ver o consumo da bateria nos
>  decimais, ou seja, 100%, 10%, 20%, etc, mas não consegue saber tempo
>  ou qq outra coisa relevante), hotkeys, exceto a de aumentar e diminuir
>  o brilho da tela, e a de ligar e desligar o wireless, e por aí vai.

Para o que eu faço eu necessitaria do wireless e da ethernet funcionando bem.

>  O que funciona: todo o resto. USBs (ufa), leitor de cartões (mas só se
>  vc der o boot com o cartão, se vc colocar depois do boot, ele não
>  reconhece), Wireless, placa de video com resolução de 800x480,
>  touchpad, etc.

Tem que dar boot com um cartão? Pode-se trocar cartão no meio, desmontando
e montando o novo cartão?

Bom, wireless funciona.

>  Coisas a fazer: overclock - ele tem um processador de 900, mas está
>  setado para 600 e pouco apenas (pesquisar por eeectl no google vai te
>  mostrar isso), colocar algo como o rutil para que a wireless fique
>  utilizável por qq zé ruela, e também arrumar um jeito do KDEPim e do
>  Kopete de rodarem rápido (infelizmente, carregar cada um demora uns 30
>  segundos). Webcam em BSD para mim é sonho até hoje... só funcionam
>  pequenos softwares independentes mas não tem como fazer funcionar num
>  skype da vida ou um kopete ou amsn... :-(
>
>  Um abc

Um uso que eu pensei era como estação de trabalho móvel, e eu ia usar o
Konsole. Assim eu poderia entrar na rede de qualquer lugar. Trabalho em
um pequeno, mas importante, provedor em Paraty, e já tive necessidade
de acessar os servidores de um cliente, mas não fui besta de fazer isto.
Com um deste resolveria o problema.

Abraços,
    João Rocha.