[FUG-BR] duvida sobre placa de rede

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Sexta Março 28 21:46:59 BRT 2008

2008/3/28 Diogo Rodrigo <lista em diogo.org>:
> exato é o jeito..
>
>  bsd ta ficando exigente eheh ta certo ele .. placas xingui lingue ta dificil
>  achar pra bsd

Essa observação não é correta. FreeBSD suporta uma quantidade muito
grande de chipsets de rede. As Realtek são um caso à parte. As 8129
eram um horror e os primeiros modelos das 8139 (suportadas pelo driver
"if_rl") também. As 8139C+ e sucessoras (driver "if_re") são bem
melhores. Os fabricantes de chipsets "xingui lingue" têm cooperado
muito mais com os SOs livres do que 3Com, Intel e (deus me livre)
Broadcom, só pra citar alguns.

Um outro problema é que muitas coisas mudaram no kernel do FreeBSD.
Duas delas, em particular, o escalonador de processos e ao suporte a
multiprocessamento que dispensa o "giant lock", têm feito aflorar
defeitos e/ou deficiências em muitos drivers. Este é o ônus da
evolução: ao longo do processo alguns espécimes se mostram inaptos e
morrem. Ontem, mesmo, na -stable, alguém relatou que sua placa NE-2000
tinha parado de funcionar no FreeBSD. Dá para acreditar nisso? Eu não
vejo uma placa ISA há anos!

Falando em ISA, coisas como placa-mãe, processador e barramento de I/O
também mudam toda hora. Uma placa de rede que funcionava bem num
barramento mais lento pode falhar em outro mais rápido.

O resumo da história é que devemos estar preparados para essas
mudanças. Quem precisa de máquinas estáveis e confiáveis deve escolher
com cuidado o que comprar e nunca mexer mais do que o absolutamente
necessário.

--
Carlos A. M. dos Santos