[FUG-BR] Problemas com FreeBSD

J MPZ joompz em gmail.com
Segunda Novembro 3 20:29:31 BRST 2008

Boa noite pessoal,

Estou com um problema sério com um FreeBSD. Tenho o seguinte cenário:

##########                                 ###########    ##########
#  Linux 1 # -> ASA -> Internet -> # FreeBSD # -> #  Linux 2 #
#########                                 ###########    ##########

Da primeira máquina Linux, eu preciso acessar a outra passando pelo FreeBSD.
Existe um redirecionamento de porta do FreeBSD que me encaminha para o outro
servidor Linux.

O que acontece é que por este cenário, link Intelig, eu consigo chegar no
Linux via ssh (por exemplo), mas se eu executo um comando que me retorne
muita coisa na tela, a conexão trava. Por exemplo, um simples 'ls' no meu
/home que so tem arquivos ocultos, não trava a conexão, mas um 'ls' no /dev,
que vai imprimir muita coisa na tela, a conexão trava. Isso também acontece
pro comando 'top' por exemplo.

O engraçado é que a conexão fica travada, mas eu em outro terminal eu rodo
um 'tcpdump' e se eu dou um "enter" ou digito alguma coisa neste terminal
travado, continua passando pacote pelo 'tcpdump'.

E quando isso acontece eu tenho que matar a conexão com um 'tcpdrop'.

O redirecionamento está sendo feito pelo natd. Já tentei também redirecionar
pelo rinetd, mas sem sucesso.

Também já fiz teste sem nenhuma regra de firewall no FreeBSD (apenas "allow
ip from any to any"), sem sucesso também.

Se eu sair pelo link da NET (Embratel), eu não passo pelo ASA e o problema
não ocorre, mas este link será desativado e vai ter que passar pelo ASA.

E se eu tiro o FreeBSD e coloco um Linux no lugar, o problema não acontece.

Este FreeBSD é versão 6.3-STABLE.

Alguém já passou por isso? Tem alguma idéia de como resolver? Alguma sysctl
precisaria ser ajustada?

Desde já agradeço.

[]s,