[FUG-BR] MIB para Determinadas Redes

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Segunda Novembro 10 22:33:42 BRST 2008

> das interfaces, o trafego de determinadas redes.

> informação?
>

> MIB é um descritivo para o OID (Object IDentifier), usado pelos
> agentes.  Não existe uma MIB que faça isso, mas um roteador, ou placa
> de FLOW que tenha essa função, que são coisas diferentes, e detalham
> ao agente (no seu caso mrtg) como buscar essa informação pela MIB.
>
> Vc pode criar uma interface de tunel sem limitação de banda somente
> para monitorar essa banda dessa rede.  Existem exemplos disso no
> google.
> --

Olha, na verdade o que você quer é um objeto snmp, a mib é o "banco de
dados".

Alguns fabricantes fornecem mibs com objetos específicos, mas em alguns
casos os objetos são tão obscuros como as OIDs, e daí você vai precisar
comprar um manual pra traduzir.

Se o teu roteador tem a função, você provavelmente consegue ver o valor em
alguma parte da gerência dele.

No meu caso, aqui em casa tem um modem adsl SpeedStream 4200 da Siemens,
consigo ver os valores de SNR (que eu sabia que dava em torno de 31 dB) e
Atenuação da linha no html de gerência, então dei o comando:

$ snmpwalk -Os -c public -v 1 modem

Olhando um por um dos valores (haja saco!), procurando algo pra pôr no mrtg,
encontrei algo familiar:

transmission.94.1.1.3.1.4.2 = INTEGER: 310

Como não costuma mudar com freqüência poderia ter feito:

$ snmpwalk -Os -c public -v 1 modem | grep 31

(Você poderia usar os dígitos mais significativos do tráfego pra filtrar)

Fazendo isso você "monitora" o valor comparando com a gerência pra ter
certeza que é ele mesmo:

$ snmpwalk -Os -c public -v 1 modem transmission.94.1.1.3.1.4.2
transmission.94.1.1.3.1.4.2 = INTEGER: 310

Logo, nesse modem, o objeto que representa o SNR para o mrtg é
transmission.94.1.1.3.1.4.2, sendo que tem mais uns 200
transmission.qualquer_coisa.

Não é a forma mais elegante de fazer isso, eu sei, mas costuma funcionar.

Se você não encontrar nada parecido, das duas uma, ou teu roteador não tem
isso implementado no agente (como o Hélio falou), ou está em algum formato
nebuloso (octal, hexa).

Espero ter ajudado.

Abraços