[FUG-BR] Postfix: Manipular anexos grandes

Daniel Nerd nerdjgua em yahoo.com.br
Sexta Novembro 21 15:29:57 BRST 2008

Boa tarde pessoal

Estou com Postfix + Amavisdnew + Clamav + SA + CourierImap e FreeBSD 7.0 aqui funcionando tudo certinho.

Aqui na empresa os engenheiros precisam enviar projetos e/ou outros documentos grandes, que geralmente ultrapassam 100MB, para nossos clientes e parceiros. Por e-mail isso é impossível, já que limitei os anexos a 10MB.

A solução atual: quando o usuário necessita, o mesmo abre uma requisição ao nosso setor pedindo para postar arquivos em nosso FTP que fica na Locaweb, onde tenho que gerar usuário e senha específico para o cliente e enviar um e-mail a ele indicando o link.
Por motivos de política interna de segurança, não deixamos nossos usuários acessarem FTP, nem tampouco enviar arquivos por conta própria.
A solução atual evidentemente é inconveniente para as duas partes.

A solução que "penso" ser a ideal: o usuário envia o e-mail normalmente com o anexo de 100MB. O MTA não rejeita, ao invés disso, encaminha essa mensagem para um script tratar ela. O script separa o anexo da mensagem, criptografa ele, envia o mesmo para um servidor HTTP ou FTP, e na mensagem deixa apenas o link do anexo, com a devida senha que gerou automaticamente.

Gostaria de saber se alguém usa alguma solução pronta pra isso ou sabe de algum projeto que já faça isso.

Senão houver, estou motivado a fazê-lo, pois creio ser a melhor opção para controle+conveniência do usuário e dos administradores da empresa.

Dêem suas sugestões, e caso alguém queira se juntar à minha idéia, seja bem-vindo.

Obrigado
Daniel Faustino

http://br.maisbuscados.yahoo.com