[FUG-BR] Dimensionamento de Hardware e Migração de Exchange

Rodrigo Graeff delphusbsd em gmail.com
Terça Novembro 25 11:44:53 BRST 2008

On 25/11/2008, at 10:16, Lúcio Flávio da Cruz wrote:

> Ola amigos,
>
> estou montando uma solução de e-mail para um cliente com FreeBSD +
> Cpanel/WHM, e-mails com exim +Clamav +SPAMASSASIN
>
> o servidor atenderá aproximadamente 3000 contas de e-mail dessa
> empresa,
> gostaria de tirar duas duvidas com o pessoal. O que o pessoal sugere
> como
> hardware para este servidor e se tem alguma forma de importar as
> contas do
> Exchange (o que eles tem hoje) mantendo os usuarios e as senhas.
>
> um abraço

Repare que o que conta ai é o Clamav e o spamassassin. Então 3.000
contas de e-mail realmente pode trazer problemas se o servidor não
tiver pelo menos 2g de ram. Até porque facilitaria por o queue do exim
em um "disco" virtual na ram, um disco de digamos, 500mb seria
suficiente. O único problema de queue em ram é a reinicialização do
servidor, deve-se fazer backup da queue antes e restaurar após, mas
por performance, vale o trabalho. Considere usar no mínimo RAID1 para
não haver perda dos dados do server. Já processamento, o spamassassin
é o maior vilão nesta tua descrição, considere usar o ASSP no lugar do
spamassassin. De uma lida sobre ele e verás que este é muito mais
eficiente, ágil e leve, mesmo sendo programado em PERL também.

Abraço.

--
Rodrigo Graeff
http://www.delphus.org