[FUG-BR] Dimensionamento de Hardware e Migração de Exchange

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Terça Novembro 25 12:11:19 BRST 2008

On 11/25/08, Lúcio Flávio da Cruz <lucio_flavio em brturbo.com.br> wrote:
> Ola amigos,
>
>  estou montando uma solução de e-mail para um cliente com FreeBSD +
>  Cpanel/WHM, e-mails com exim +Clamav +SPAMASSASIN
>
>  o servidor atenderá aproximadamente 3000 contas de e-mail dessa empresa,
>  gostaria de tirar duas duvidas com o pessoal. O que o pessoal sugere como
>  hardware para este servidor e se tem alguma forma de importar as contas do
>  Exchange (o que eles tem hoje) mantendo os usuarios e as senhas.

Tudo depende do volume, já trabalhei com sistemas que tinham 200k
contas por servidor. Levando em conta que este servidor deve ser
corporativo os 3000 usuários podem ser considerados hard-users, não
conheço o exim, mas não deve ser muito diferente de qmail e postfix em
termos de requisitos de hardware.

Eu utilizaria com folga um servidor com processador QuadCore, 2GB Ram
(no mínimo) e 4 discos espelhados 2 a 2, separando fila, logs, banco e
caixas postais. Colocaria o diretório tempórário do clamav em um
filesystem em memória. E dependendo da quota e utilização do servidor
(pop ou imap) calcularia o tamanho dos discos necessário.

Att,