[FUG-BR] RES: [OT?] SWAP 2x RAM

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Sexta Novembro 28 11:03:09 BRST 2008

On 11/28/08, Renato Frederick <frederick em dahype.org> wrote:
> Mas considere que eu desativo o core dump, até porque tive um problema com
>  um aplicativo simples(gocr) que dava crash cada vez que escaneava emails(era
>  uma lib errada)... acabou por lotar o disco com centenas de dump.. :)

Você está confundindo core dump de um programa com o crash dump que me referi.

Um core dump ocorre quando algum programa executa alguma instrução ou
acesso a região de memória ilegal ou quando recebe algum signal para
tal, então o SO gera uma imagem da memória do programa em um arquivo,
que no padrão é gerado no path onde o programa está rodando com o nome
<programa>.core, isso pode ser alterado através de parametros do
sysctl.

Um crash dump é quando o kernel executa alguma operação ilegal ou bug
(man crash), ocorre um kernel panic e o sistema reboota. Nesses casos,
o swap pode ser usado para copiar a imagem de TODA a memória do
sistema e para gerar os arquivos vmcore.[0-9] no diretorio /var/crash
(definido pela variavel dumpdir do rc.conf (man dumpdev) ) que são
utilizados para análise da falha.

Você pode tanto desativar os programas de gerarem core dump´s quando
inibir a geração dos vmcore em caso de kernel panic, lembrando que nos
dois casos são comportamentos anormais e deveria-se dar atenção para a
causa do problema, utilizando-se os arquvios gerados para análise e
correção ao invés de simplismente desabilitar a geração dos mesmos.

>  Concordo com a janela de tempo que um swap oferece, mas ainda não obtive
>  nada de concreto sobre valores.. já vi gente usar  swap=RAM, swap=2xRAM...
>  eu a partir de 4GB de RAM uso swap=RAM... mas fica só no "acho" mesmo, nada
>  oficial

Levando em consideração que os discos hoje tem tamanhos absurdos
(500G, 1TB)  a preços bem baixos, em muitos casos não faz diferença
você ter 16G ou 32G de swap.
Um servidor com 8G, 16G de ram provavelmente não terá um disco menor
que 500G. Mas é claro depende do ambiente.