[FUG-BR] cacti + graficos p/ planejamento da capacidade

Terça Outubro 28 10:39:41 BRST 2008

Adalto Lima Moreira escreveu:
> oi patrick
> não entendi muito, se eu quiser fazer isso no cacti como começo? onde posso
> ler mais a respeito?

No cacti você não faz, ele não suporta que você customiza a maior parte
do que precisa tanto na criação dos RRAs necessários quanto no template
pra gerar gráficos. Terá que fazer na mão, ou customizar seu próprio
Cacti, o que tem sido uma opção minha as vezes.

Pode começar procurando por "rrdtool + Holt Winters Prediction" no
google, e cairá aqui:

http://cricket.sourceforge.net/aberrant/rrd_hw.htm

Aqui tambem tem um patch que é outro começo:

http://forums.cacti.net/about25930.html

Funcional pra criar as Confidence Bands. Eu estou tentando alterar o
rrdman pra converter a base rrd pra valores que sejam baseados na
formula do John Bollinger,

http://support.dundas.com/OnlineDocumentation/WebChart2005/Bollinger.html

Pra isso precisei criar médias móveis aritiméticas, e estou usando STEPs
como período ao invés de segundos (como o TREND e TRENDNAN), faz mais
sentido. Assim ja consigo ter MMA por períodos, meio caminho andado pra
ter também Bandas de Bollinger, na minha opinião, mais útil ter a
volatilidade previsivel do que essas "bandas de confiança" que ta mais
pra uma margem de erro baseado no Deviation.

Penso que o RRD fica muito mais útil com fórmulas de Stock Market do que
Weather Forecasting. Afinal o primeiro trata do "humor" do ser humano
heuhauha, e o segundo de eventos naturais.

Enfim, boa sorte, porque nao tem nada pronto nao :)