[FUG-BR] cacti + graficos p/ planejamento da capacidade

Terça Outubro 28 11:04:18 BRST 2008

Adalto Lima Moreira escreveu:
> oi

Olá! :)

> que triste, alguma alternativa?

Sim, se você estiver disposto, http://collectd.org. Ele ja tem suporte a
HWPredict e todas as outras directivas, o que o Cacti não tem. Mas não é
exatamente uma alternativa ao Cacti, ta mais pra uma alternativa ao
spine (cactid).

> gostei desses graficos as bandas vermelhas é a margem de erro voce disse?
> qual a utilidade?

Isso! Pois é, qual a utilidade? Eles chamam de bandas de confiança,
tipo, é mais seguro confiar em valores dentro dessas bandas. Pra mim é
inútil ja que o valor plotado é literal, por isso procuro volatilidade
como Bandas de Bollinger.

> gostei das linhas pretas, de predict, acho que é o que preciso mas preciso
> com antecedencia por exemplo no grafico mensal preciso ver para daqui 2
> semanas como ficam

Pois é, tai o limite, e não é do Cacti é do rrdtool. Não da. So da pra
plotar por 1 STEP; por exemplo, em gráficos semanas a média é de 2 horas
no Cacti se não me engano, então você pode considerar um STEP 2 horas;
eu uso média de 1800 (30min) no semanal, oq aumenta  aprecisão mas ja
zoa o prediction. Entao teoricamente voce pode plotar a previsão pra
daqui 2 horas apenas.

> isso é de bolsa de valores nao é?

Isso.

> voce acha que um metastock seria melhor que o cacti? rs rs rss

Hehehe é esse o espírito da coisa. Não seria melhor que o Cacti, que é
só o front-end, mas ter formulas de mercado ao inves de previsão
climática ehuuhahua seria outra realidade. Olho um gráfico do
ProfitChart e penso "ok, da pra ter ideia de tendencia e o que esta por
vir". Ai olho no Cacti e vejo: são águas passadas hehe;