[FUG-BR] [OFF] Certificação BSD no Brasil

Segunda Setembro 8 15:53:58 BRT 2008

Renato Frederick escreveu:
> Uai..
>
> Como assim? Só porque faz parte do grupo? Não tem nenhum mecanismo que
> permita que você se certifique, mantendo o sigilo da prova? É até engraçado
> um membro representante da iniciativa no Brasil não ter a certificação.. :-\

Nem SME nem Proctor podem. Proctor vai poder, mas não ainda, a não ser
que tenhamos ja varios proctors disponiveis na região geográfica. Os
proctors passaram por outra certificação, a da NOCA/NCCA[1];
teoricamente mais complexa, dando margem a ser proctor até do exame BSDP
e servindo de guideliness pro BSDP.

Pense que não é restrito a um membro representante no brasil. Nem um
SME, proctor ou a própria Chair pode se submeter ao exame. De acordo com
o governo norte americano esses devem se submeter à examinação da NOCA.
Que por sua vez, garante que os responsáveis pelos sistemas (na prática,
membros do Core Teams) validem a qualidade e resultados do exame
aplicados pelo governo.

É uma cadeia de certificação, funciona mais ou menos assim:

1 = Core Team dos Sistemas
2 = NOCA/NCCA
3 = Exame NOCA/NCCA
4 = BSD CG
5 = Profissionais BSDA

Dessa forma,

[1] => [2] => [3] => [4] => [5]

Onde "=>" é o `Accreditation Processs`, ou seja o processo de validação
de credibilidade, portanto o profissional BSDA no final foi avaliado
pelo grupo, que por sua vez tem membros avaliados pelo governo, atraves
do exame por ele elaborado, e que por sua vez é avaliado pelos
criadores/gestores do "produto", validando (ou não) o processo de
credibilidade (accreditation) da certificação.

Pra garantir a credibilidade geral, as restrições vão alem. Quem é SME
por exemplo não pode dar treinamento, nem escrever material didático,
nem palestrar sobre qualquer assunto cobrado na Certificação, mesmo
alguns anos depois de se desligar do BSDCG. Isso tem no documento SME
Policy, e também na Bylaws[2].

Por exemplo, alguns membros abdicaram desses direitos pra serem SME.
Outros preferiram deixar de ser SME (como eu, o Jeremy Reed, que temos
atividades profissionais associadas a essas funções). Já os proctors não
tem tanta restrição, e vão poder fazer o exame BSDA sim, assim que
houver um Proctor disponivel. O que não é o meu caso, por exemplo.
Teoricamente não é necessário, pois o Exame que o Proctor pode se
submeter é mais rigoroso que o BSDA. Mas com o tempo a certificação
final tende a ter mais peso de mercado do que as certificações da
NOCA/NCCA. Eu recebi resultado do NCCA formalmente há pouco tempo, e sou
o Proctor. Pra eu fazer o BSDA, preciso de outro Proctor pra assumir a
atividade de aplicar o Exame.

É isso, resumindo. Detalhes do processo tem no PDF de Psicometria[3], na
página inicial do site do BSDCG, alem dos outros locais.

[1]http://www.noca.org/NCCAAccreditation/NCCAMissionandVision/tabid/90/Default.aspx
[2]http://www.bsdcertification.org/BSDCG/bylaws.html
[3]http://www.bsdcertification.org/downloads/psychometric.pdf

--