[FUG-BR] [OFF] Certificação BSD no Brasil

Quinta Setembro 11 18:38:48 BRT 2008

syncd escreveu:

> Patrick,
>     Aproveito a dica, para questionar quão interessante (ponto de vista de
> mercado) é ter esta certificação num currículo. É realmente um bom negócio,
> ou apenas um 'algo a mais'? Qual é de fato a postura do mercado _brasileiro_
> em relação ao FreeBSD?
>     Palpites?

A certificação é nova, recém criada. Quem vai dizer se ela será
diferencial ou não será o Sr Mercado ;-) E mais do que isso, pode ser
que haja aceitação menor ou maior em paises distintos.

Acredito que nem eu nem ninguem possa te responder com sinceridade o
quão (se muito, pouco ou nada) interessante venha a ser. O que posso
garantir é que o modelo dessa certificação é rígido, sério, e muito
controlado.

A certificação é bem vista pelos projetos que mantem os sistemas
operacionais e outros conselheiros importantes, o processo de criação
dela é formal e muito exigente. Tem dado trabalho, e custado muito caro,
as horas de consultoria da Sandra Dollan e da Tille, e outros de
psicometria.

Agora o quao sera relevante, o Sr Mercado quem decidirá :-) Só pelo fato
de termos um Standard, ja é muito significativo. Não teremos problemas
como LPI, RHCE, Suse, que sao certificacoes Linux com nivel distinto de
"credibilidade" variando de pais pra pais.

Estou certo que o crecimento dela depende da adoção de sistemas BSD. Ou
seja pode ser muito importante em alguns lugares, e irrelevante em outros.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800