[FUG-BR] Dúvida VRRP

Quarta Setembro 17 08:55:50 BRT 2008

N Guerra escreveu:
> Mas o carp é a mesma coisa que o VRRP, parece que é uma alternativa.
> Pelo que pesquisei, você precisa ter uma placa de rede com cabo cross
> somente para monitorar os servidores.
>
> O FreeVRRP está me atendendo, só gostaria de saber de alguém que usa
> se o ambiente é estável e não fica mudando toda hora de master p/
> backup e vice-versa.

Guerra, se você precisa de redundância de endereço IP tão somente, use
CARP. Seu levantamento é equívoco, não precisa de segmento de rede
dedicado não. O CARP é muito estável e funcional.

Isso posto, uso ambos, CARP e FreeVRRP. O FreeVRRP é muito estável, não
se preocupe em dependender de um daemon, ele só deixará de existir se
alguém matar. Não cai. É mais flexivel, tem vantagem de desparar rotinas
externas e muito customizável com argumentos (variáveis) sendo passados
as rotinas externas. Você consegue algo similar com o ifstated, um
daemon criado pra esse proposito, facilmente integrado com CARP. Porem,
ifstated é menos flexível que FreeVRRP no que tange a disparar rotinas
externas. De qualquer modo é um daemon a mais também.

Resumindo a ópera, qualquer um deles, você está bem servido. Mas se você
precisa apenas de redundância de endereço, use CARP. Se quiser usar
FreeVRRP porque VRRP já é um padrão de mercado (e CARP ainda não), ou
porque não tem tempo de estudar CARP como fez com VRRP, vá em frente sem
dúvidas, como eu disse, não tem nada que desmereça essa implementação.

Eu pessoalmente hoje uso CARP em quase tudo e FreeVRRP em ambiente muito
complexo, onde a falha de um nó tem que disparar muitos eventos no que
assume ou quando o principal volta. Coisa que o ifstated deixa a
desejar. Pra redundância pura e simples, é CARP. FreeVRRP não fica
mudando toda hora de master pra backup não. Ao contrário, da menos
confusão que o CARP, que as vezes fica em INIT por tempo demais, causado
por algum invalid hash qualquer, que logo deixa de acontecer (todos que
usam CARP ja conviveram com esses problemas de hash "estranhos" que
atrasam a retomada preemptiva de um master, ou deixa algum em init por 1
ciclo a mais ate descobrirem se ficam master ou backup, mas que em nada
compromete também, pois no ciclo seguinte funciona - bixeira de como o
hash do carp é calculado.

CARP também tem problema quando o ativo de rede tem problema com multicast.

Boa sorte.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.