[FUG-BR] Pfsense 1.2 + Load Balancing

Rodrigo de Oliveira Gomes akada em uol.com.br
Quarta Setembro 17 10:01:35 BRT 2008

Pessoal,

   Boa tarde!

   Atualmente possuo dois links da Virtua (CableModem) de 12 megas cada.
Utilizo o appliance da D-link DI-LB604 para o balanceamento dos links e
oferecer mais banda de internet para os meus clientes.
   Infelizmente esse appliance é extremamente limitado e por diversas
vezes o mesmo apresentou problemas de travamento e reboot sem movitos,
somente voltando a funcionar após o desligamento da energia.
Gostaria de adotar um solução de Load Balancing via SO. Li que o Pfsense
realiza Load Balancinhg de saída com grande eficiência. Sendo assim,
gostaria de saber se alguém da lista já utiliza essa solução em sua
empresa? Se sim,  Funciona bem?  Quais são os problemas mais comuns? O
Pfsense suporta bem a carga da rede sem travar? Principalmente a do
tráfego Peer-to-peer? O cable me fornece IP Dinâmico via DHCP, mas li
que a solução de Load Balancing só funciona se for com IP Fixo. Isso é
verdade?

   OBS: A solução de Load Balancing do Pfsense só suporta 2 links? Se
desejar poderia adicionar um terceiro?

  Alguma idéia ou sugestão?

Obrigado,

Atenciosamente,