[FUG-BR] ipfw tablearg e duas tables na mesma regra

Quarta Setembro 17 19:27:56 BRT 2008

Imaginem a seguinte regra:

ipfw add 1000 queue tablearg ip from 'table(90)' to 'table(91)'

O tablearg se refenciará à primeira table usada ou à segunda? Alguém
já pensou nisto? AInda não fiz o teste, mas acho que é uma questão
muito interessante.

Será que um tablearg( numero ) resolveria, sendo o número o mesmo
de uma das tables da regra?

Eu sei que dá erro:

root:goffredo[1252] ipfw add 1000 queue 'tablearg(90)' ip from
'table(90)' to 'table(91)'
ipfw: illegal argument for queue
root:goffredo[1253] ipfw show 1000
ipfw: rule 1000 does not exist

Esbarrei nisto agora, refazendo a regras de firewall para usar melhor as tables.

Procurei na man page (ipfw(8)) e notei que ela é omissa quanto a isto.

Alguém já pensou nisto, ou se deparou comisto?

Vou procurar no google e ver o que acho.

João Rocha.

goffredo at gmail.com