[FUG-BR] ipfw tablearg e duas tables na mesma regra

Quarta Setembro 17 20:02:21 BRT 2008

2008/9/17 Joao Rocha Braga Filho <goffredo at gmail.com>:
> [...]
> de uma das tables da regra?
>
> Eu sei que dá erro:
>
> root:goffredo[1252] ipfw add 1000 queue 'tablearg(90)' ip from
> 'table(90)' to 'table(91)'
> ipfw: illegal argument for queue
> root:goffredo[1253] ipfw show 1000
> ipfw: rule 1000 does not exist
>
> Esbarrei nisto agora, refazendo a regras de firewall para usar melhor as tables.
>
> Procurei na man page (ipfw(8)) e notei que ela é omissa quanto a isto.
>
> Alguém já pensou nisto, ou se deparou comisto?
>
> Vou procurar no google e ver o que acho.

Viva o Google. Descobri que a minha pergunta, mesmo rara, não é
inédita, e tem uma resposta (Não verifiquei a validade ainda):

http://www.nabble.com/tablearg-q'n-td17573783.html

Segundo a resposta, é a última table.

De novo em:

http://webnews.giga.net.tw/article//mailing.freebsd.ipfw/442h
http://news.gmane.org/gmane.os.freebsd.devel.ipfw/cutoff=4202
http://groups.google.hu/group/mailing.freebsd.ipfw/browse_thread/thread/f6eb071e7dadfbb6
http://groups.google.co.ma/group/mailing.freebsd.ipfw/msg/b617920d35757f3b

Todos os 5 links são relativos à mesma mansagem. Parece que fui o
o segundo a soltar esta pergunta. O primeiro foi em 31/05/2008. Acho
que vou repensar o problema, e fazer um work around, para evitar
qualquer risco.

ipfw add 1000 skipto 1100 ip from any to not table(91)
ipfw add 1050 queue tablearg ip from 'table(90)' to any
ipfw add 1100 count ip from any to any

João Rocha.

goffredo at gmail.com