[FUG-BR] Troca de Pacotes

Eduardo Schoedler eschoedler em viavale.com.br
Quinta Setembro 18 22:56:06 BRT 2008

Olá.

Hoje tem aqui um Dell rodando FreeBSD 6.1-RELEASE-p10 com 2 placas 3Com (xl)
e uma bge onboard.
O tráfego total é de 22 Mbps, e estamos migrando para 48Mbps.

A máquina está muito tranquila.
Load  0.01  0.04  0.06

Interrupts
8189 total
     1: atkb
     14: ata
 164 16: xl1
2426 17: bge
3593 18: xl0
   2 20: ata
     21: uhc
     23: uhc
2004 cpu0: time

As placas 3Com não suportam offload checksum.
Tente utilizar placas gigabit, os buffers são maiores.

Abraço!

From: "Helio Loureiro" <helio em loureiro.eng.br>
Subject: Re: [FUG-BR] Troca de Pacotes

> Tenho a seguinte estrutura aqui: 710 clientes atras de um FreeBSD. Meu
> FreeBSD é gateway das redes e faz o roteamento.
> Quando eu tinha um CISCO 2500, lembro-me bem, que tive de trocá-lo porquê
> ele estava abrindo o bico na quantidade de pacotes por segundo. Quando a
> Telefonica nos entregou as redes ja roteadas em Ethernet, paramos de
> utilizar roteador.
>
> Como saber se meu FreeBSD ou se as placas de rede que estão nele, uma 3Com
> e uma Intel(Onboard) estão tendo uma taxa de pacotes por segundo
> satisfatória? Que problemas podem decorrer disso? Como ter uma noção
> [...]

Método simples: instale um mrtg e snmpd e  verifique o tráfego nas
interfaces.  Em geral 20Mbps é lento (provavelmente vc está utilizando uma
interface 100Mbps).  Somente verifique se instalou corretamente a interface,
em Full-Duplex.

Vc pode utilizar softwares como "iperf" e "bing" pra estimar seu uso de
banda e até mesmo por tipo de protocolo (udp, tcp, icmp).  Isso dá uma
dimensão melhor do seu uso de banda, mas é sempre dependente do destino
escolhido (a redes externas estão sujeitas a outras limitações de tráfego).

Em relação ao Cisco, um 2500 é um hardware antigo onde a passagem de tráfego
consome muita CPU devido ao algoritmo de análise de pacotes (e a própria
CPU, RISC, mas de baixa potência).  No FreeBSD isso não vai acontecer
(talvez por isso a Juniper o tenha escolhido como base pro JunOS).  Nos
modelos mais novos da cisco, como 3700, esse consumo de CPU também é mais
baixo devido ao novo IOS.

--
[]´s
Helio Loureiro