[FUG-BR] Troca de Pacotes

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Sexta Setembro 19 00:19:48 BRT 2008

On 9/18/08, Eduardo Schoedler <eschoedler em viavale.com.br> wrote:
> [...]
>
>  Abraço!
>

>  --------------------------------------------------
>  From: "Helio Loureiro" <helio em loureiro.eng.br>
>  Subject: Re: [FUG-BR] Troca de Pacotes
>

>  >
>  > Tenho a seguinte estrutura aqui: 710 clientes atras de um FreeBSD. Meu
>  > FreeBSD é gateway das redes e faz o roteamento.
>  > Quando eu tinha um CISCO 2500, lembro-me bem, que tive de trocá-lo porquê
>  > ele estava abrindo o bico na quantidade de pacotes por segundo. Quando a
>  > Telefonica nos entregou as redes ja roteadas em Ethernet, paramos de

  Já tive PIII com 1GB de ram como gateway de uma rede de ~800
usuários e 6MB de link com o Datacenter, rodando ipfw/pf, squid,
qmail+clamav e só troquei pq o tamanho dos emails cresceu muito e o
antivirus tava consumindo muita cpu.

Hoje tenho um P4, 1GB ram como gateway de uma rede de ~1800 usuários e
um link lan2lan de 100MBit/s com nosso datacenter, rodando pf+altq e
tá tranquilíssimo.

>  >
>  > Como saber se meu FreeBSD ou se as placas de rede que estão nele, uma 3Com
>  > e uma Intel(Onboard) estão tendo uma taxa de pacotes por segundo
>  > satisfatória?

quais as porcentagens de uso de cpu, idle, system, user, intr ?

Latência, lentidão, perda de pacotes....

> Como ter uma noção
>  > disso?
>  >
>  > Meu FreeBSD é versão 6.2 e tenho um link de 10Mb, expandindo para 20Mb nos
>  > proximos dias.
>  >
>  >
>  >

>  Método simples: instale um mrtg e snmpd e  verifique o tráfego nas
>  interfaces.  Em geral 20Mbps é lento (provavelmente vc está utilizando uma
>  interface 100Mbps).  Somente verifique se instalou corretamente a interface,
> [...]

o Free já vem com snmp nativo (man bsnmpd)

>  Vc pode utilizar softwares como "iperf" e "bing" pra estimar seu uso de
>  banda e até mesmo por tipo de protocolo (udp, tcp, icmp).  Isso dá uma
>  dimensão melhor do seu uso de banda, mas é sempre dependente do destino
>  escolhido (a redes externas estão sujeitas a outras limitações de tráfego).

netperf é MUITO bom pra testar qualquer tipo de link