[FUG-BR] RES: [OFF-TOPIC][LICENÇA]-Procedimento para criar uma licença voltada a Software.

Marcello unixmafia em yahoo.com.br
Quarta Setembro 24 14:12:58 BRT 2008

Veja o que fez o google em :

http://discoverybrasil.com/internet

Ou seja , usam na cara de pau de depois se for o caro fazem um acordo,
mas antes de mais nada o importante é que todos saibam quem é o autor
então o melhor é publicar , ou seja tonar publico.

Voce pode publicar seu código e em seu texto de direitos colocar o que
bem entender , não precisa de nenhum processo formal para isso , vc é o
autor então vc publica da forma que vc quiser, pode tambem no caso do
brasil buscar junto ao INPI abrir um processo de patente, que é nada
mais do que a publicação da "matéria" e aguardar alguma contestação , ao
mesmo tempo demostrar que o que vc fez é realmente "merecedora" de uma
patente.

Legalmente até onde eu sei não existe nada que seja mais vantajoso o
importante é saber que vc foi o primeiro , isso pouco importa se foi via
patente , publicação cientifica ou um sitezinho senvergonha qualquer ,
desde que possa provar que vc foi o primeiro então legalmente vc tem os
direitos sobre.

Patente de software é muito discutido porque na verdade não existe bem a
invenção e sim a implementação , pois a tecnologia pouco na verdade tem
de novo , "quase tudo" já foi imaginado ou publicado mas muito pouco foi
ainda implementado , prolog , posix etc ... , por exemplo web2.0 e ajax
não tem nenhuma novidade tecnologica e sim um patern de implementação de
coisas que estavam lá a muito tempo mas que ninguem havia implementado.

Quanto ao conhecidos modelos de licensas isso é outra discussão.

boa sorte