[FUG-BR] "tuning" do FreeBSD

renato martins renatobsd em gmail.com
Quarta Abril 1 14:30:10 BRT 2009

Irado
sempre que instalo um server freebsd a primeiro coisa que faco 'e limpar o
motd depois como uso o csh e entao coloco o ls para ficar colorido e o
autocomplet para ficar bem mais amigavel o shell:

# isso 'e para usuario root mais pode ser feito para qualuqer usuario ou
globalmente no /etc/csh.cshrc
edite o arquivos /root/.cshrc
e adicione as seguintes linhas

# deixando o ls colorido
alias ls        ls -FG

# auto completa os comandos
set autolists

save e saia

digite csh

veja como tudo ficou colorido e digite uma letra e o tab (fico bem mais
amigavel)

Eu uso algumas daquelas configuracoes e fiz um breve comentario

## tunning sysctl
# Para um usuario nao veer os processos do outros usuarios
security.bsd.see_other_uids=0

# desativa CORE dump de programas mal finalizados
kern.coredump=0

# log de tentativas de conexao em portas fechadas
net.inet.tcp.log_in_vain=1
net.inet.udp.log_in_vain=1

# dropa pacotes para portas fechadas
net.inet.tcp.blackhole=2
net.inet.udp.blackhole=1

# estouro SYN
net.inet.tcp.syncookies=1

### essa outras peguei no site do Roland
http://www.xs4all.nl/~rsmith/freebsd/

# Tunning
kern.ipc.nmbclusters=66560
kern.ipc.maxsockbuf=2097152
kern.ipc.somaxconn=8192
kern.maxfiles=65536
kern.maxfilesperproc=32768
net.inet.tcp.delayed_ack=0
net.inet.tcp.sendspace=65535
net.inet.udp.recvspace=65535
net.inet.udp.maxdgram=57344
net.local.stream.recvspace=65535
net.local.stream.sendspace=65535

# Allow normal users to mount filesystems.
# vfs.usermount=1

# Speed up disk reads.
# Essa deixa realmente a leitura de disco mais rapida
vfs.read_max=32

# For X
#kern.ipc.shmmax=67108864
#kern.ipc.shmall=32768

# Use pcm1 as default.
#hw.snd.default_unit=0
#dev.pcm.0.play.vchans=4
#hw.snd.maxautovchans=4

# Enable port forwarding (for NAT in pf.conf)
#net.inet.ip.forwarding=1

# Enable network device polling
#kern.polling.enable=1

# Do not log fatal signal exits. (from §11.10.4 in the Handbook)
#kern.logsigexit=0

# More memory for directory hashes.
vfs.ufs.dirhash_maxmem=16777216

Irado resumindo exitem varios tunnings e para varias tipos de aplicacoes
o esquema e estudar oque precisamos e ver oque precisamos para o melhor
desempenho

outra coisa que eu achei muito interesante no site do Commiter Roland 'e que
o make.conf na versoes 7.x corespondem  na compilacao dos aplicativos  mas
para o sistema freebsd temos que usar o src.conf nele podemos tirar varias
coisas que podem ser desnecessarias para nosso servidor em da para tirar o
sendmail no seu caso que usa o postfix , ATM, PPP, e outros que nao vamos
usar em nosso servidor, com essa tecnica eu compilei um freebsd bem limpo
com uns 200m bme completo para minhas necessidades e uso ele para novas
instalacoes ja com os tunnings aplicados kernel tudo do jeito que eu quero !

Esse tunning achei na net para router

Add the following options to /etc/sysctl.conf
kern.polling.enable=1
kern.ipc.nmbcluster=32768
kern.ipc.maxsockbufs=2097152
[...]

Bom divertimento irado e um grande abraco