[FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

Terça Abril 7 12:26:24 BRT 2009

irado furioso com tudo escreveu:
> Em Mon, 6 Apr 2009 19:23:17 -0400
> Neerlan Amorim <neerlan em gmail.com>, conhecido consumidor de drogas

> pois é.. também não vejo vantagem alguma.

Tem uma notícia no site da fug onde tem traduzido os motivos que o time
do Debian da, pra preferir Debian/FreeBSD ao inves do FreeBSD ou
Debian/FreeBSD ao inves do Debian/Linux.

Os motivos deles estão lá. A questão é com o que da pra concordar ou não.

Curioso que na escolha de FreeBSD como kernel frente ao Linux, eles dão
motivos técnicos. Na escolha de GNU frente a BSD como userland/libs eles
dão motivos que variam de licença e conceitos a meramente "preferências
pessoais".

Curioso isso, vale a pena extender essa discussão a perguntas pra
usuários Debian Linux e usuários FreeBSD (veja bem, usuários de ambos os
sistemas), e perguntar aos Debian Linuxers:

Com o que vocês discordam e com o que concordam, e por que motivos?

Colando da página da FUG:

Por quê você prefriria o Debian GNU/kFreeBSD ao invés do Debian GNU/Linux?

     * Interface de kernel mais limpa ou mais padronizada:

           o Implementação única do /dev via devfs, ao inves das 3
implementações incompatíveis que o Linux oferece para manipular o /dev.
           o OSS como sistema padrão de som (ou seja o padrão de
interface suportado por praticamente qualquer Unix-like disponível).
           o OpenBSD Packet Filter (pf).

     * Outros recursos legais de segurança, como jails.
     * Suporte a drivers NDIS no kernel padrão. No Linux o NdisWrapper
provavelmente não entrará no kernel  padrão.
     * A possibilidade de ter o ZFS no kernel padrão. Devido a questões
de licenceamento e patentes, ZFS provavelmente não vai entrar no kernel
Linux.
     * kFreeBSD é uma alternativa caso a SCO tenha vencimentos
relevantes na justiça e considere o Linux ilegal, ou qualquer outra
aleaça. Em termos legais os fontes Linux são como um campo de minas.
kFreeBSD é bem menos vulnerável a esses ataques devido ao seu modelo de
desemvolvimento menos "estilo bazaar".
     * Desenvolvedores do kernel do FreeBSD tem interesse mais frequente
em adicionar novos recursos ao invés de gerar forks (o port do Xbox é um
ótimo exemplo. Veja a posição do Linus Torvalds e dos desenvolvedores
FreeBSD).
     * Alguns dizem que o kFreeBSD tem melhor performance e/ou
estabilidde (especialmente nas áreas de disco e sistema de arquivos);
     * O kernel FreeBSD pode suportar algum hardware que o Linux não
suporte e/ou o FreeBSD suporta melhor (menos bugs).

Por quê você preferiria o Debian GNU/kFreeBSD ao invés do FreeBSD?

     * Se você gosta do sistema de pacotes do Debian (ou seu conjunto de
pacotes) mais do que gosta da Coleção de Ports do FreeBSD (questão de
preferência).
     * Se você prefere a userland GNU ao invés da BSD (novamente, apenas
questão de preferência).
     * Se você não tem nada contra a GPL ou software de licença
copyleft, vai gostar dos módulosúteis como do ext2fs, o vindouro ReserFS
e XFS, ou o fato que o suporte a rede no Xbox vem (ou virá) compilado no
kernel padrão.
     * Se você se preocupa em ter um sistema 100% livre, ja que nosso
compromisso com o Guia de Software Livre Debian (DFSG) garante que o
Debian GNU/kFreeBSD não incluirá qualquer software considerado
não-livre. Nós removemos alguns drivers não-livres contidos na árvore do
FreeBSD, como o driver ath.

Vale lembrar aos argumentos do tipo "distribuição X já fez isso antes",
o próprio Debian já fez isso antes, mas o que no Gentoo, no Debian, e na
distribuição X já foram projetos separados, motivados por curiosidades e
experiências, no Debian dessa vez parece que muda o nível de seriedade e
parece, que a intenção é manter realmente atualizado e realmente manter
como alternativa.

Qual vai ser a aceitação disso, não da pra prever. Acredito que a
comunidade Linux e a comunidade FreeBSD terão muitas ressalvas, mas
sempre tem aqueles mais cabeça aberta que vão sim avaliar e se gostarem,
vão usar. E se essas pessoas formarem um numero grande passarão a defender.

Mas uma coisa acredito, que se houver pessoas defendendo serão mais a
favor de sugerir o uso do FreeBSD como kernel frente ao Linux do que
defender o uso de GNU como userland do que BSD.

Penso que as melhores opiniões virão não de nós, nem de Linuxers fiéis,
mas sim de Debian Linuxers que também sejam usuáris FreeBSD.

Vou pedir a opinião a dois que conheço e sei que são grandes usuários
Debian.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.