[FUG-BR] RES: [OFF] Roteamento

Cristiano Maynart Pereira cpereira em unisc.br
Quinta Abril 9 17:25:16 BRT 2009

Boa tarde.

O seu roteador BSD já sabe que esta rota é dele, pois a operadora criou uma rota para essa rede apontando para o IP 200.xxx.xxx.B.

Voce pode utilizar esta faixa de Ips que recebeu de duas maneiras:

1) Colocando aliases com os Ips desta faixa na interface externa do seu roteador e fazendo redirecionamento de cada IP publico para os Ips privados (192.168.1.x) dos servidores. Voce pode tambem configurar o NAT para que os Ips destes servidores saiam para a Internet com seus respectivos Ips publicos.

2) Voce pode colocar um IP desta faixa na interface interna de seu roteador (se for a mesma placa de rede sera necessario utilizar alias), mas seria mais interessante voce colocar uma 3 placa de rede para utilizar essa faixa e deixar os servidores em uma rede separada (Vlan, switch exclusivo).
Neste caso, bastaria colocar os Ips nos servidores e utilizar o IP do roteador da mesma rede como gateway, exemplo:

- Rede recebida da operadora: 200.1.1.24/29 - endereços utilizaveis 200.1.1.25 a 200.1.1.30
- placa 3 do roteador ou placa interna com alias recebe IP 200.1.1.25/29
- servidor 1 recebe IP 200.1.1.26/29 e utiliza gateway default 200.1.1.25 (igualmente com os demais servidores).

Se ficou com duvidas, faça as perguntas!

Cristiano Maynart