[FUG-BR] RES: RES: RES: CPU hotplug

Marcelo Vilela marcelo.freebsd em gmail.com
Segunda Abril 20 11:24:13 BRT 2009

Renato,

2009/4/19 Renato Frederick <frederick at dahype.org>:
> Marcelo,
>
> Acho que não tem jeito não.
>
> Tem a sysctl:
>
> hint.lapic.X.disabled=1 (X = ID da CPU)
>
> que faz isto logicamente, mas ela deve ser configurada em momento de boot. Teoricamente você poderia alocar, digamos, 5 CPU para o sistema e deixá-las em OFF no freebsd e ativar conforme a necessidade. Porém tenho quase certeza não é possível  alterar esta sysctl com o sistema rodando, você vai ter acesso negado. :(

Obrigado, isso já ajuda bastante, vou ver se consigo burlar a tabela
do acpi de alguma forma (depois que fizer alguns backups, hehehe)

> Também não sei se o ES7000 entenderia que o sistema está usando só uma e, no exemplo acima, alocaria 4 para outro host e quando o freebsd requisitasse devolvesse. O vmware consegue entender que as CPU estão ociosas, então creio que seu sistema, muito superior a ele consiga.. mas é chute... valeria a pena fazer um teste.

Apenas para esclarecer. Não pretendo que o ES7000 perceba isso, e sim
o FreeBSD e ele mande um comando para o Server Sentinel (servidor de
gerenciamento do ES7000) para fazer o malabarismo.

> Só não desabilite a CPU 0! :-)

Vou tentar resistir a tentação, lol.

Abraço,