[FUG-BR] RES: RES: RES: CPU hotplug

Domingo Abril 19 14:21:39 BRT 2009

Marcelo,

Acho que não tem jeito não.

Tem a sysctl:

hint.lapic.X.disabled=1 (X = ID da CPU)

que faz isto logicamente, mas ela deve ser configurada em momento de boot. Teoricamente você poderia alocar, digamos, 5 CPU para o sistema e deixá-las em OFF no freebsd e ativar conforme a necessidade. Porém tenho quase certeza não é possível  alterar esta sysctl com o sistema rodando, você vai ter acesso negado. :(
Também não sei se o ES7000 entenderia que o sistema está usando só uma e, no exemplo acima, alocaria 4 para outro host e quando o freebsd requisitasse devolvesse. O vmware consegue entender que as CPU estão ociosas, então creio que seu sistema, muito superior a ele consiga.. mas é chute... valeria a pena fazer um teste.

Só não desabilite a CPU 0! :-)