[FUG-BR] FreeBSD Releases

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Abril 22 13:28:34 BRT 2009

2009/4/22 mantunes <mantunes.listas at gmail.com>:
> Pelo andar dos Schedule das versões.. a versão 20.0
> iria chegar daqui uns 5 anos..
>
> Sinceramente,  não sou contra as novas versões e implementações,
> porem deveriam rever essas identificações (6.5, 7.0, 7.1, 7.2) pois o
> que apresenta é
> que é um sistema altamente em desenvolvimento e nunca estavel , o
> que não é verdade como sabemos, qual contrario do OpenBSD versão 4.4 ou até
> mesmo o Debian 5.0. O Freebsd já ultrapassou.. daqui pouco chega na
> ponta e passa o
> ubuntu, slack, fedora. etc. etc..

> [...]

Olha, todas as sugestões ou críticas que qualquer pessoa tenha,
pode ser levada as pessoas responsáveis. Pode começar enviando
um email para uma das listas oficiais e em última instância enviar
ao pessoal que realmente decide.

A versões do FreeBSD mudaram sim, e existe uma razão pra isso.
5, 6, 7 e 8 são major versions, ou seja, existem grandes mudanças
estruturais de uma pra outra, o ciclo de lançamento dessas versões
é de 1 ano e meio (estimado),

Depois que uma major version, no caso vamos exemplificar a 7, é
lançada, nesse caso a 7.0, passam a existir as seguintes versões

RELENG_7     - 7-STABLE
RELENG_7_0 - 7.0-RELEASE

Então à partir desse momento, novos commits com novas funcionalidades
*JÁ* testadas vão ser incorporadas aso RELENG_7, e o -STABLE
vai caminhando.

Depois de algum tempo, as pessoas que usam o -RELEASE, que
apenas recebe updates de falhas de segurança, precisam se
alinhar com as novas funcionalidades disponíveis no -STABLE,
então acontece o lançamento do RELENG_7_1, ou seja, 7.1-RELEASE
que nada mais é do que o -STABLE em um determinado ponto.

Enquanto isso, mudanças bruscas, como o novo stack de USB,
vão sendo implementadas e testadas arduamente no -CURRENT,
chega uma hora que essas novas features já estão maturadas
e prontas se tornarem-se -stable, então acontece o lançamento
de uma nova major version, nesse caso o 8.0.

Eu particularmente, gostei muito dessa maneira de separar as versões,
acho muito prático você saber que do 7.0 pro 7.1 não vai ter nenhuma
alteração grande.

No caso do esquema do OpenBSD, eles seguem de maneira
contínua, então você tem que ler pra checar que da 3.9 pra
4.0 houve uma mudança no formato de alguma coisa e isso
requer uma atualização muito mais complexa.

Quanto a assustar o usuário, se o cara espantar com o nome
e nem ao menos ler sobre o SO, fazer o que?

Meus 0,02
--
Renato Botelho