[FUG-BR] [OFF] sun, java, mysql, oracle - a especulação continua

Vinícius Abrahão vinnix.bsd em gmail.com
Quarta Abril 22 20:02:19 BRT 2009

Desculpem pessoal, particularmente adoro "flames cordiais" então lá vai..

Há 1 decada  tive que escolher entre usar o mysql ou o postgres para meu
primeiro
projeto web. Naquela época foi extremamente fácil, apesar do mysql estar se
tornando
*modinha* ele não tinha nem integridade referencial (apesar de alguns
desenvolvedores
não acharem isso imporante :p), para mim era, então fui de Postgres.

Nesses 10 anos, já usei também mysql e oracle. E posso falar uma coisa:
NUNCA
tive um PROBLEMA sério com o Postgres, ao contrário do mysql que sempre
foi limitado pela falta de recursos (que um bom SGDB deveria ter) e por
dores
de cabeça nas migrações de versão. Já o Oracle SGBD é excelente em vários
fatores,
mas custa caro e não roda decentemente no freeBSD (esta é a lista é sobre
FreeBSD né?).

Nos próximos 10 anos será que o Mysql ainda vai existir (ou se existir ainda
será
respeitado), tenho minhas dúvidas e não ponho minha mão no fogo. Antes mesmo
da compra pela Oracle saiu um artigo "interessante" sobre o Mysql.

http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=09/03/30/228214

Oque posso afirmar e colocar minha mão no fogo é que o Postgres, ano após
ano está cada vez melhor e continuará assim, com uma comunidade super ativa
e coesa oferecendo MUITOS recursos e soluções pra quem não quer ou NÃO
PRECISA "investir" em um Oracle.

Sendo assim, vida longa ao Postgres.

Abs,
Vinícius Schmidt