[FUG-BR] Ferramentas para Monitoramento de Redes

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quarta Abril 29 13:09:57 BRT 2009

o termo "Nagios+Centreon" talvez possa causa confusão realmente.

Nagios é uma coisa e Centreon é outra. Mas se integram.

Centreon é um frontend para o nagios, ou seja, ele vai interagir em
toda a parte de configuração do nagios, ele também é um front-end para
a parte de monitoramento, sendo que melhora o visual e algumas opções
são agregadas no monitoramento de hosts e serviços. (por exemplo o
otimo gerenciamento de acl)

A engrenagem interna do nagios continua sendo a mesma, inclusive você
consegue continuar utilizar o /nagios no seu frontend padrão.

Uma definição resumida do site:
The software was created in 2003 and was first meant to offer a whole
new interface for configuring Nagios. Since the beginning, Centreon
was under GPL license and seduced a French community at first, then
spread out over the world 2 years later.

2009/4/29 irado furioso com tudo <irado em vfemail.net>:
> Em Wed, 29 Apr 2009 11:18:27 -0300

> não me ficou bem claro: o Centreon é um produto stand-alone, é um
> serviço executado por empresa externa, é agregado ao Nagios (como se
> infere acima), enfim.. o que é que ele é?
>
> --
>  saudações,
>  irado furioso com tudo
>  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
>  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
> "Era o destino do cristianismo que sua fé se tornasse tão doentia,
> baixa e vulgar quanto as necessidades doentias, baixas e vulgares que
> tinha de administrar" Nietzsche

Luiz Gustavo Costa

mundoUnix - Consultoria em Software Livre
http://www.mundounix.com.br
ICQ: 2890831 / MSN: gustavo.bsd em gmail.com