[FUG-BR] A saga de FTP e PF

Enio Marconcini -:- www.Enio.Pro.Br -:- eniorm em gmail.com
Sexta Agosto 7 10:18:17 BRT 2009

estou tendo alguns problemas com FTP por tras de um firewall PF

tal como descrito no faq de PF
http://www.openbsd.org/faq/pf/pt/ftp.html

usei o ftp-proxy para que os usuários por tras do firewall possam acessar
sites FTP, tanto pelo programa FTP em linha de comando, como também pelo
Windows Explorer que é o padrão mais usado pelos usuários desktop

segui a risca o tutorial, porém percebi que se eu deixar o block all e ir
liberando o que eu preciso, tenho linhas de regras que permite pedidos de
conexão interno para porta 21 tal como abaixo

pass quick on $nic_interna proto tcp from any to any port 21

além das anchor e rdr para a porta 8021 de ftp-proxy

se eu deixar comentado a linha block all, ai funciona pois fica tudo
liberado

dessa forma eu notei que no netstat que o usuário está conectado ao
ftp-proxy do servidor pela porta 1446 que é aleatória portanto não tem como
eu deixa uma específica

então se alguém que ja passou por esse problema de ter usuários ftp por tras
do firewall PF e precisa ter conexões ftp e puderem me dar um help eu
ficarei grato

abraços

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI