[FUG-BR] FreeBSD 32 bits com 4G de Ram ou mais

Otacílio de Araújo Ramos Neto otacilio.neto em ee.ufcg.edu.br
Segunda Agosto 10 14:39:43 BRT 2009

2009/8/10 Bruno Oliveira <brnolvr84 em gmail.com>

> Por experiência, computadores 32 bits modificados para reconhecer mais
> de 4 GB de memória ram, perdem desempenho notável em velocidade de
> acesso comparando com a mesma quantidade de memória em arquiteturas 64
> bits. Como no caso do FreeBSD algumas opções de tunner não funcionam e
> tem limitações enquanto a alguns drives, considero totalmente
> inaprópriado o uso de mais que 3 GB de memória ram em um sistema 32
> bits.

Eu nunca entendi direito o porquê da limitação ser de 3GB e não de 4GB, já
que com inteiros de 32 bits (numericamente) podemos endereçar 4G posições de
memória diferentes.