[FUG-BR] [off-topic] Compra Certificado SSL

Jean Everson Martina everson em inf.ufsc.br
Quarta Agosto 12 10:30:31 BRT 2009

On 11 Aug 2009, at 18:30, Eduardo Schoedler wrote:

> Pelo que entendi, chave é chave. Você usa onde quiser, certo ?

Certo

> O seu esquema de multi-SUBdomains não se aplica para nós.
> É um servidor de email com vários domínios virtuais.
> Eu precisaria de uma chave para cada domínio ? São quase 500...

Você precisa de um certificado multidominio. Até onde eu sei a godaddy
faz isso também. Ate 100 dominios por certificado, mas vai na casa de U
$1300/ano o certificado. A grande vantagem é que você pode ficar
substituindo os dominios no certificado atarves de uma painel
administrativo. Ai reemite o certificado e substitui no server. É meio
chato mas funcionaria.

> Talvez se eu alterasse os clientes para usar o nome do host ao invés
> do alias "mail.dominio.com.br" funcionaria sua idéia de
> multi-subdomains.

É o que eu faço. Todo mundo usa pop.dominiodoprovedor.com.br,
imap.dominiodoprovedor.com.br e smtp.dominiodoprovedor.com.br. A
justificativa é que se não quiser receber mais o aviso de certificado
com problema que mude. Além do que a gente teria que repassar os
custos dos certificados pro clientes, o que eles não gostam muito.

Jean