[FUG-BR] natd

Trober trober em trober.com
Quinta Agosto 13 22:22:47 BRT 2009

> Pessoal,
>
> Tem como eu acrescentar um redirect_port no natd sem parar e restarar
> o processo "natd"? Pois se matar o processo sem matar o divert, eu
> perco o acesso remoto.
>
> Ainda tem como eu listar quais o redirect_ports ou as opções do natd
> que estão rodando no momento? Sei que posso buscar no natd.conf, mas e
> esse arquivo foi simplesmente alterado sem restart no natd?
>
> --
>
> []s,
>
> Guerra

Salve Guerra!

Até onde sei, e posso estar errado, não há suporte à recarga do natd, tipo
"-k reconfigure" do Squid ou "-x sip reload" do Asterisk).

O jeito é parar e iniciar novamente.

No blog do Matt[1] tem uma dica que vai lhe ajudar no processo remoto.

Porém, neste caso você precisa ter total certeza que a sintaxe do seu
arquivo /etc/natd.conf está correta, senão o natd não sobe, o você fica
sem acesso. A solucão, no seu caso, é ter uma regra para SSH antes (e
independente) do divert, possibilitando acesso remoto mesmo com o natd
inoperante.

[1] http://freebsdlife.blogspot.com/2008/07/how-to-restart-natd-remotely.html

Saudações,

Trober