[FUG-BR] RES: FreeBSD 64 bits e alguns softwares

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Agosto 26 07:49:44 BRT 2009

> 64bits é a escolha natural nos dias de hoje, cedo ou tarde será necessário
> adicionar mais de 4GB de RAM no servidor e daí 32bits não atende.
> Tirando uma única flag diferente para compilar o vpopmail(que já postei
> aqui), não observei nada diferente para rodar o free em 64bits.

É isso mesmo Renato... 4G nos dias de hoje não parece muito e possívelmente
teremos mais memória nos servidores novos...

O port amd64 já é bem maduro e dificilmente você encontrará problemas com
qualquer software.

Quanto ao zfs, até o momento só alegria (e olha que o servidor já me deu
muito trabalho - muito boot no dedo, muito crash) e só estou rodando com 2GB
de memoria:

last pid: 59242;  load averages:  0.00,  0.00,  0.00   up 19+21:25:36
07:40:39
39 processes:  1 running, 38 sleeping
CPU:  0.4% user,  0.0% nice,  0.4% system,  1.7% interrupt, 97.5% idle
Mem: 63M Active, 14M Inact, 757M Wired, 392K Cache, 33M Buf, 1133M Free
Swap: 8192M Total, 8192M Free

# uname -a
FreeBSD fw-sp.xxxxxxx.com.br 8.0-BETA2 FreeBSD 8.0-BETA2 #8 r195941M: Thu
Jul 30 21:17:10 BRT 2009
root em fw-sp.xxxxxxx.com.br:/usr/src/sys/amd64/compile/FW  amd64

O servidor esta em produção desde antes do BETA2, só depois é que foi
atualizado.

Só uma dica para quem vai instalar o amd64, aumente o tamanho da partição /
(por conta do /boot), cada kernel compilado ocupa +- 250MB, aquela partição
recomendada (ou automatica) do instalador (512MB) é pequena:

# du -d1 /boot/
22      /boot/defaults
2       /boot/firmware
237476  /boot/kernel