[FUG-BR] controle de banda com controle de conexao simultaneas

Trober trober em trober.com
Quinta Agosto 27 02:37:35 BRT 2009

Olá Nilton.

Respostas in-line.

> Discordo de sua opnião em gênero número e grau, vamos lá:

> 20 me parece um excelente valor para usuários normais, visto que vários
> ISPs como BrasilTelecom limitam algumas ADSLs em 40 ou 50.

Por testes que já fiz, afirmo que a limitação de conexões simultâneas em
ADSL residenciais da Brasil Telecom, em algumas cidades do PR, RS e SC,
não ocorre antes de 220 conexões simultâneas. Talvez, para algumas pessoas
que possuem modens de baixa qualidade, o "throughput" gerado por 30/40/50
conexões simultâneas, já é suficente para fazer o equipamento "atirar a
toalha".

> E quanto a browsers, o mais faminto por conexões que conheço é o
> Opera, e este vem por padrão configurado para no máximo 8 conexões
> simultâneas para um mesmo servidor e 20 totais, logo esse site do
> blogueiro consumiria no máximo as 20 conexões do opera.

Em momento algum me referi à conexões para o mesmo servidor. Os objetos
"embedded", banners, em sites de blogueiros mercenários[1], estão
hospedados no locais de destino (outros hosts), sendo para cada um uma
nova conexão. Logo, 90 banners são, na pior das hipóteses, 90 conexões
distintas.

Para piorar a situação, mesmo que de forma não intencional, existe a
quebra do item 8.1.4 do RFC2616[2], na maioria dos sites com Ajax, que
disparam chamadas de webservices (clientside) para outros servidores.

> DNS é UDP portanto não consome conexão, visto o UDP
> ser um protocolo em que não existem conexões, são apenas
> pacotes "soltos" que formam um stream de dados. Já NTP nem
> vale a pena citar né? Fala sério... o cara atualiza o horário dele
> 1 vez por segundo para se poder levar em conta que vai consumir
> uma das conexões totais? Se ele checkar mais do que uma vez
> por dia, ele é paranóico ou o cristal de quartzo está diminuindo a
> frequência oscilatória conforme a proximidade do fim do mundo em 2012.

Julgo ser saudável manter dispositivos computacionais com a hora
correta[3] :)

> Que mal lhe pergunte, como chegaste a essa conclusão? Eu não sou usuário
> de windows, mas o que tenho visto por aí nas casas de amigos, namorada,
> parentes, etc., estão todos no velho IE6 ainda. Na empresa onde trabalho
> também, cerca de 98% dos PCs tem IE6 e Firefox, sendo que boa parte dos
> usuários já evoluiu um pouquinho e estão usando Firefox.

Com a vastidão e a diversidade do nosso planeta, não é de duvidar que há
remanescentes[4] com IE7 e até IE6. A realidade que me circunda, seja na
forma de familiares, amigos e colegas de aula, é de IE8 e FF 3.5.2.

> Como já dito, DNS não conta, tira tudo que é UDP da lista, e mesmo assim
> vamos continuar com o exemplo hipotético de um usuário qualquer usando
> IE8. Numa simples googlada, se descobre que por padrão para banda larga
> o IE8 vem configurado para apenas apenas 6 conexões simultâneas AO TODO,
> o que já quebra todo o resto da ideia. [1], [2], [3] e [4]

As suas quatro referências não são aplicáveis neste caso, pois consideram
conexões somente com um mesmo servidor. O problema com banner de blog
permanece (galerias de "pr0ns" idem).

> [...]
> 100% do trafego UDP, deixando passar apenas a porta 53 para
> o SEU servidor de DNS. Isso vai forçar todos os softs de p2p
> da tua rede a usarem TCP, e aí passarão a cair nas tuas futuras
> regras de limitação. O usuário que não usar P2P, vai ficar numa
> boa sem nem notar que algo acontece, já quem usar P2P vai
> se encomodar um monte pois eventualmente suas 20 conexões
> estarão em uso e ele não vai conseguir nem abrir um site simples,
> sendo obrigado a fechar o P2P, abrir o site, checar os emails,
> e então abrir o P2P novamente. heheheheh

E não gera muito suporte ter de atender usuário reclamando que não
conseguem fazer algumas coisas básicas ao mesmo tempo? Há grande chance
emigração deste usuário para a concorrência. Em alguns provedores (via
rádio) que atendo, esta prática foi abolida, justamente pela perda de
clientes.

Faça um balanço das vantagens e desvantagens deste modelo de negócio :)

Saudações,

Trober

[1] http://www.google.com/search?hl=en&q=ganhar+dinheiro+com+blog+banner
[2] http://www.ietf.org/rfc/rfc2616.txt