[FUG-BR] RES: Nat e Roteamento em 2 Gateways

Cristiano Maynart Pereira cpereira em unisc.br
Segunda Agosto 31 17:38:08 BRT 2009

>wireless)
>assim
>deixei

>nateado,

>do
>do
>
>O que você consegue ver no seu gateway principal (linux) quando você
>pinga
>do notebook para a internet  (tcpdump) ?
>
>Você ve o IP 10.x.x.x ou o IP 192.168.0.3 ?
>
>Possívelmente o freebsd ainda esta fazendo nat e convertendo os ips
>10.x.x.x
>para o 192.168.0.3 ou o linux esta fazendo o nat do IP 10.x.x.x.

> [...]

Primeiro verifica se realmente não esta fazendo NAT no gateway Freebsd. No gateway Linux verifica se esta fazendo Nat para as redes 192.168.0/24 e 10.0.0.0/8 ou simplesmente faça Nat para qualquer rede: "any". No Linux será necessário também acrescentar a rota da rede 10/8 apontando para o gateway FreeBSD: route add -net 10.0.0.0/8 gw 192.168.0.3

Cristiano Maynart